Manutenção de máquinas florestais: qual o caminho para o aumento da produtividade?

O conceito de manutenção evoluiu ao longo dos anos, até chegarmos na ideia de Manutenção 4.0, que se tornou o futuro das máquinas e equipamentos usados atualmente. O novo cenário de maquinários florestais, com alta tecnologia embarcada, tornou necessário repensar a gestão de manutenção, com algumas mudanças de paradigmas, para alcançar sucesso e conseguir vantagem competitiva.

No início das operações de colheita com as grandes máquinas florestais, a manutenção era feita apenas para corrigir o que havia quebrado, sem planos de ação previo. Com o passar do tempo, avançamos para uma manutenção preventiva, baseada em planejamentos para evitar falhas, e preditiva, feita a partir do monitoramento das condições das máquinas e equipamentos, o que já fornece resultados diferentes e um cenário favorável de uso, com o aumento da vida útil das máquinas.

 

Qual a importância de fazer manutenções?

Os equipamentos e máquinas possuem vida útil estimada que quando atingido, tem seu funcionamento prejudicado, ou custo de manutenção elevado. A frequente ocorrência de desvios pode levar a falhas, indisponibilizando o seu uso e acarretando em paradas nas operações florestais, o que é extremamente preocupante no atual cenário de demanda de madeira das empresas.

A manutenção se tornou ainda mais relevante para que as máquinas e equipamentos possam atuar em sua melhor condição, o que garante às empresas do setor florestal maior disponibilidade mecânica, desempenho, menor custo e maior produtividade das operações.

 

Quais os principais objetivos da manutenção?

Os principais objetivos da manutenção dos equipamentos e máquinas utilizadas nas operações florestais são:

  • Evitar paradas operacionais;
  • Aumentar segurança, confiabilidade e disponibilidade mecânica; 
  • Melhorar o desempenho e produtividade.
  • Reduzir custos da operação;
  • Garantir integridade física do operador;
  • Otimizar o tempo.

 

Quais os principais tipos de manutenção?

Os principais tipos de manutenção utilizados nas empresas são:

Manutenção Corretiva

Caracteriza-se por uma manutenção realizada após a falha ou perda de desempenho da máquina, podendo ser feita de forma emergencial ou planejada. 

A manutenção corretiva é indicada para máquinas e equipamentos de baixa prioridade ou de menor valor, uma vez que o constante monitoramento pode levar a um custo mais elevado que a manutenção corretiva. Em contrapartida, quando feita em equipamentos de maior prioridade, podem levar a um alto custo de reparo e longas paradas operacionais, ocasionando um baixo desempenho da máquina e da produtividade da operação.

 

Manutenção Preventiva

Busca evitar a falha e é realizada em intervalos pré-determinados pelos fabricantes. Esta ocorre, principalmente, por meio das seguintes etapas: 

  • inspeção;
  • detecção;
  • substituição;
  • ajuste;
  • calibração;
  • limpeza.

A prevenção de falhas e defeitos é necessária quando se trata de máquinas e equipamentos de maior prioridade nas operações, que é o caso das operações florestais, garantindo a maior vida útil e disponibilidade mecânica. É importante ressaltar que manutenções como esta podem levar a um maior dispêndio de tempo e dinheiro quando feita de maneira desnecessária, portanto é importante que o operador e o mecânico conheçam bem a máquina e seus possíveis desvios.

 

Manutenção Preditiva

Através do acompanhamento das condições do equipamento, a manutenção preditiva encontra falhas no estágio inicial, ou seja, quando ainda não são prejudiciais, e programa o período exato que deve ser realizada a intervenção. A manutenção preditiva age por meio da aplicação de sistemas de técnicas de análises sobre resultados de supervisões e amostragens realizadas, com o objetivo de garantir que a operação seja contínua no maior tempo possível.

A manutenção preditiva demanda maior investimento, devido seu maior nível tecnológico, com a vantagem de ser mais assertiva quando se trata da necessidade de reparo, além de diminuir as manutenções corretivas e preventivas. 

 

Programas de manutenção: metodologias para estar um passo à frente

Com o avanço tecnológico e a complexidade das máquinas florestais, tornou-se necessário que se tenha programas de manutenção qualificados para lidarem com as atividades de reparo, estes podem trazer às empresas uma maior vantagem competitiva no mercado. Os três programas de manutenção conhecidos serão brevemente descritos abaixo.

 

  • TPM: Total Productive Maintenance

A Total Productive Maintenance (TPM) – Manutenção Produtiva Total é um método que busca gerir as atividades de um sistema de produção. Através de um conjunto de metodologias, ferramentas e procedimentos, envolvendo desde a alta gerência, até o operador de máquinas no campo, a TPM tem como objetivo principal melhorar a eficácia e aumentar o período de vida útil das máquinas. 

 

  • RCM: Reliability Centred Maintenance

A Reliability Centred Maintenance (RCM) – Manutenção Centrada na Confiabilidade é um método que busca selecionar atividades adequadas de manutenção de acordo com cada tipo de operação. Através de indicadores como Mean Time Between Failures (Tempo médio entre falhas), Mean Time To Repair (Tempo médio de reparo), e outros, a RCM garante a confiabilidade e segurança das operações com o menor custo possível.

 

  • WCM: World Class Maintenance

A World Class Maintenance (WCM) – Manutenção de Classe Mundial é um método que busca alinhar práticas, princípios e conceitos através de uma cultura colaborativa dentro da organização. Utilizando também as metodologias TPM e RCM, tem como objetivo elevar a disponibilidade mecânica, a eficácia das operações e a produtividade com qualidade, sempre em melhoria contínua de resultados e otimização do tempo.

 

As trinta maiores empresas do setor florestal e parceiras do Grupo Temático Colheita e Logística Florestal já atuam no mercado com as melhores práticas e metodologias de manutenção de suas máquinas e equipamentos florestais. A manutenção de máquinas e equipamentos florestais é um tema debatido em nossas reuniões e, através da troca de experiências e conhecimentos, todas crescem juntas em busca da excelência nas operações de colheita e logística florestal!

 

Sua empresa ainda não faz parte do Grupo Temático? Entre em contato conosco e nos conheça melhor!

 

Autores: Shauanne Dias e Bruno Schettini

 

 

TROJAN, Flavio; MARÇAL, Rui Francisco Martins; BARAN, Leandro Roberto. Classificação dos tipos de manutenção pelo Método de Análise Multicritério Electre Tri. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. Natal, Rio Grande do Norte, 2013. p. 343-357.

BROWN, Rafael Oliveira; DINIZ, Carlos Cézar Cavassin. Colheita Florestal e Manutenção de Equipamentos Móveis. In: I SEAFLOR: Semana de Aperfeiçoamento em Engenharia Florestal, Curitiba: UFPR, 2017.

SOEIRO, Valdenir Manoel Nunes. Manutenção de Máquinas Florestais na Colheita Mecanizada: a busca para obter a melhor disponibilidade mecânica. Tese (Pós-graduação em Gestão Florestal) – Departamento de Economia Rural e
Extensão, Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2012.