EMBRAPII2023-12-28T11:19:10-03:00
  • sif, ufv, sociedade de investigações florestais
  • sif, ufv, sociedade de investigações florestais
  • sif, ufv, sociedade de investigações florestais

O Departamento de Engenharia Florestal (DEF) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é uma Unidade Embrapii credenciada para atuar na área de Fibras Florestais com foco em:
– Produção e qualidade das fibras florestais;
– Conversão das fibras florestais em materiais e produtos;
– Conversão de fibras florestais em energia e combustíveis.

As três áreas de trabalho conseguem abarcar praticamente toda a ciência florestal aplicada, desde a silvicultura até a produção de bens que tem as fibras florestais como matéria prima. Ficou interessado e quer fazer parceria? É muito simples: 1. A empresa negocia o projeto diretamente com a Unidade EMBRAPII; 2. Aprovação e contratação direta entre empresa e Unidade EMBRAPII; 3. Os recursos encontram-se disponíveis nas Unidades EMBRAPII. 4. Fluxo contínuo: a qualquer momento a sua empresa pode realizar projetos, sem esperar um edital; 5. Em poucos meses, os produtos desenvolvidos recolhem impostos em valores superiores ao que foi investido pela EMBRAPII em seu desenvolvimento.

Tire suas dúvidas sobre a Unidade aqui!

Programa de formação de recursos humanos

O programa de Formação de Recursos Humanos da Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV constitui um conjunto de ações voltadas à capacitação de Recursos Humanos para a realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

O Programa de Formação de RH foi planejado devido a busca do aperfeiçoamento nos processos e em habilidades dos pesquisadores no contexto de PD&I, a necessidade de planejar ações que auxiliem a capacitação contínua de Recursos Humanos dos estudantes, de modo ágil, colaborativo e aplicado, indo além das disciplinas oferecidas regularmente na universidade.

Os colaboradores dos projetos, em especial, estudantes efetivamente envolvidos em projetos EMBRAPII passarão por um processo de aprendizado e preparação para os desafios de emprego e para a demanda acelerada por novas competências próprias de cenários de Inovação, focados em metodologias hand on e de aprendizagem por desenvolvimento de projetos e por resolução de problemas (PBL).

Blog

Nossa equipe

Glêison dos Santos
Glêison dos SantosCoordenador da Unidade
Wilton Ribeiro
Wilton RibeiroCoordenador de Planejamento e Negócios
Juliana Neves
Juliana NevesCoordenadora de Projetos
Hellen Reis
Hellen ReisAnalista de ´Projetos EMBRAPII Ciclo 1 e 2
Cintia Alves
Cintia AlvesCoordenadora de Projetos
Rodrigo Silas
Rodrigo SilasCoordenador de Projetos BNDES
Rodrigo Vilela
Rodrigo VilelaAssistente Administrativo de Projetos EMBRAPII
André Fernandes
André Fernandes Analista de Tecnologia em Gestão de Projetos EMBRAPII
José Neto
José NetoAssistênte Administrativo EMBRAPII
Roberta Finamore
Roberta FinamorePsicóloga Formação de RH

Comitê de aprovação de projetos

O comitê de aprovação de projetos tem com finalidade analisar, discutir e aprovar os projetos de forma imparcial, buscando o crescimento da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e consolidação da Unidade Embrapii Fibras Florestais. Durante as apresentações dos projetos são avaliados: a maturidade tecnológica (nível de TRL), objetivo, professor coordenador e a equipe de trabalho, área de concentração, as empresas financiadoras e viabilidade técnica e econômica do projeto.

Raul Narciso de Guedes possui graduação em Agronomia e mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (1990 e 1992), e doutorado em Entomologia pela Kansas State University (EUA) (1997). Passou por estágios pós-doutorais na University of Leicester (Inglaterra; 2002), USDA Grain Marketing and Production Research Center (EUA; 2007), Carleton University (Canadá; 2008), e USDA San Joaquin Valley Agricultural Sciences Center (EUA; 2018). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (Nível 1A), e professor titular da Universidade Federal de Viçosa, onde serve como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2019-presente), e Membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE). Tem experiência em Entomologia Agrícola e de Produtos Armazenados, atuando principalmente nos seguintes temas Ecotoxicologia de Inseticidas e Biologia do Estresse em Insetos.

 

Adriana Ferreira de Faria possui graduação em Engenharia Química (1995), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia. Em 2015/2016 realizou pós-doutorado na North Carolina State University (NC State), Raleigh (USA), na área de Gestão da Inovação. Desde 2007, é professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP), onde foi Chefe de Departamento, de 2017-2019. É Diretora Executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV), órgão que reúne a Incubadora de Empresas, o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), a Central de Empresas Juniores e o Núcleo de Desenvolvimento Social (Nudese). É docente do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (MPITIP) da UFMG e do Mestrado em Economia da UFV.

 

Gumercindo Souza Lima Engenheiro Florestal (1984), mestre (1991) e doutor (2003) em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Titular e atualmente chefe do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa e Diretor Geral da Sociedade de Investigações Florestais (SIF). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Unidades de Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: unidades de conservação, educação ambiental, incêndios florestais, ecoturismo e áreas silvestres. Idealizador e atual presidente da comissão organizadora do Simpósio Nacional de Áreas Protegidas (SNAP).

 

Glêison Augusto dos Santos possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), possui mestrado em Melhoramento Genético pela mesma universidade e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem pós-graduação em Propriedade Intelectual e Inovação no Agronegócio, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou profissionalmente entre 2004 e 2010, na empresa de celulose e papel Klabin S.A., como especialista em Melhoramento Genético de Pinus e Eucalyptus. Entre 2010 e 2016 foi Gestor de Tecnologia e Desenvolvimento do Grupo CMPC (Brasil, Chile e Argentina). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV), nas áreas de Melhoramento, Biotecnologia Florestal, Inovação, Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual. Atua também, como Diretor Científico da Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e Coordenador da Unidade Embrapii Fibras Florestais.

 

sif, ufv, sociedade de investigações florestais

Wilton Ribeiro Engenheiro Florestal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre na área de Inovação Florestal com ênfase em programas de Open Innovation. Atualmente coordena o setor de Inovação e Comunicação da Sociedade de Investigações Florestais e ministra palestras e treinamentos nas áreas de inovação e comunicação florestal. Ribeiro tem interesse nos temas: Tecnologia Florestal, Inovação Tecnológica, Comunicação Efetiva, Modelos de Comunicação de Massa, Marketing e Publicidade Florestal.

Pesquisadores

A Unidade Embrapii Fibras Florestais conta com um grande número de pesquisadores excepcionais, contemplando as mais diversas linhas de atuação para garantir a inovação no setor florestal. Todos os pesquisadores do quadro possuem doutorado e experiência com projetos de PD&I.

Contato

    sif, ufv, sociedade de investigações florestais
    Ir ao Topo