SIF e GT Sociedade promovem 4ª Reunião Técnica

A Reunião Técnica é um evento exclusivo para as empresas associadas do GT Sociedade.  A sua 4ª edição foi realizada nos dias 30 e 31 de outubro de 2023, na Universidade Federal de Viçosa.

 

Participantes da 4ª Reunião Técnica, no Departamento de Engenharia Florestal na UFV.

Durante o primeiro dia tivemos três palestras e espaços para troca de experiências e debates, com apresentação de cases por parte das nossas empresas parceiras!

A palestra “Quem certifica as certificadoras?” foi conduzida por Fabiano Luiz da Silva, auditor internacional em certificação florestal. A palestra abordou sobre os processos e elementos que compõem a certificação, regras que as certificadoras precisam seguir, entre demais questões relativas ao tema.

Fabiano Luiz da Silva, auditor internacional em certificação florestal.

Fabiano Luiz da Silva e Angelina Melo, coordenadora operacional do GT Sociedade, na entrega do brinde para o palestrante.

A palestra sobre “As possibilidades de projetos socioambientais em áreas de conservação: experiência do projeto GEIA – UFV” foi conduzida pelo professor da UFV, Gumercindo Lima, Diretor Geral SIF e Coordenador do GEIA. O palestrante apresentou  um panorama das unidades de conservação no Brasil, com foco no setor florestal. Abordou também sobre a educação ambiental e como ela é desenvolvida no Projeto GEIA.

Gumercindo Lima, professor da UFV, na ministração da palestra.

A palestra sobre “Integração da colheita e logística florestal com a sociedade” foi conduzida pelos professores da UFV e líderes técnicos do GT Colheita, Arthur Araújo e Bruno Schettini. A palestra abordou sobre os processos de planejamento da colheita e os possíveis impactos à sociedade. Abordou também estudos de caso, sobre colheita, transporte, acidentes, treinamentos e aperfeiçoamentos de operadores/motoristas.

Da esqueda para a direita: professor Bruno Schettini, Angelina Melo e professor Arthur Araújo.

O compartilhamento de case foi realizado pela empresa Suzano, com palestra conduzida por Luan Lima Silva, agente de responsabilidade social. Abordou sobre o diálogo operacional executado pela empresa, apontando como o processo é conduzido e os resultados/impactos positivos para as comunidades.

Luan Lima Silva, apresentando o case da Suzano.

A apresentação de nova associada foi conduzida por Antônio Jorge Correa, Gerente do Programa Integração e Agricultura Familiar da Agropalma, nova associada do GT. A palestra abordou sobre a história da empresa, a localização das unidades e sobre o processo produtivo e de refinaria da palma.

Antônio Jorge Correa, apresentação da Agropalma

O primeiro dia de palestras foi finalizado com uma homenagem para o professor José Ambrósio, líder técnico do GT Sociedade, Pró-reitor de Cultura e Extensão da UFV, responsável pelo evento ter sido sediado na Universidade Federal de Viçosa.

Professor José Ambrósio, líder técnico do GT Sociedade, recebendo homenagem pela atuação no GT Sociedade.

No segundo dia do evento, 31 de outubro, foram realizadas as visitas técnicas. A primeira, aconteceu junto ao setor de dendrologia da UFV, com visita conduzida pelo Professor Sebastião Valverde, com explicação sobre a estrutura da dendrologia.

Professor  Sebastião Valverde apresentando a estruturada da dendrologia

Participantes do evento conhecendo a estrutura da Dendrologia

Também relizamos uma visita ao Laboratório de Painéis de Energia da Madeira (LAPEM). A visita contou com uma apresentação da estrutura do laboratório e discussão sobre o processo de aproveitamento de coprodutos, uma oportunidade de integração entre os setores de tecnologia e responsabilidade social.

Participantes do evento conhecendo a estrutura do LAPEM

 

Dandara Guimarães, coordenadora de projetos e mídias sociais do LAPEM, conduzindo a visita.

E para fechar as visitas, conhemos o Latícinio Escola, fábrica que existe desde 1971 na UFV, local onde são produzidos os produtos viçosa, uma variedade de produtos lácteos, além do Doce de Leite, eleito o melhor do Brasil. Durante a visita conhecemos sobre a história da fábrica e seus produtos, além dos trabalhos desenvolvidos junto a comunidade de Viçosa-MG.

Participantes do evento no Laticínio Escola

 

O evento encerrou com os encaminhamentos para a 5ª Reunião Técnica, que será realizada no primeiro semestre de 2024. Você tem interesse em participar do nosso próximo evento?
Entre em contato conosco para conhecer mais sobre o GT Sociedade!