GT Qualidade realiza Meeting para discutir sobre a automação na coleta de dados na área da Qualidade

A Qualidade Florestal busca cada vez mais automatizar os seus processos diários. Assim como todo o setor florestal, a área da qualidade vem passando por uma grande evolução nos últimos anos. No início das suas atividades, as informações, em sua maioria, eram coletadas em planilhas de papel, hoje já vemos e temos aplicativos próprios para a coleta de dados.

A automação da coleta de dados permite agilizar as atividades das equipes de campo, minimiza os erros de digitação, diminui uma etapa de digitalização dos dados, torna a tomada de decisão mais rápida e mais assertiva, além de permitir a visualização dos resultados e relatórios de forma mais facilitada. Sendo esse o foco de discussão do último meeting realizado pelo GT Qualidade.

O tema foi escolhido a partir de conversas com as empresas parceiras do GT Qualidade e por meio dos benchmarkings. Durante o encontro tivemos a presença de 2 palestrantes, Erick Florencio, da Equilíbrio Florestal e Samuel Xavier, da Bracell SP.

Samuel Xavier Nogueira

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Espírito Santo e cursa MBA em gestão empresarial pela FGV. Atualmente é Analista Sênior de Qualidade Florestal na Bracell SP. Tem experiência na implementação e estruturação do controle de qualidade na área de Silvicultura e Sobrevivência, na gestão da equipe terceira e é responsável pela gestão dos indicadores operacionais da silvicultura e sobrevivência, buscando compreender a performance inicial das florestas e sua previsão.

 

 

Erick Willian Florencio

Formado em Ciência da computação, atualmente é Analista de Desenvolvedor de Sistemas na Equilíbrio Florestal, possuí experiência em linguagens Java, SQL Server, C#, Android Developer e Desenvolvimento web.

 

 

Os principais temas abordados durante o encontro foram:

  • Sistema de monitoramento da qualidade;
  • Linguagem dos aplicativos;
  • Sistema com monitoramento customizado;
  • EPNote – sistema moderno com melhorias;
  • Portal de resultados;
  • Histórico da coleta de dados;
  • “Key points” Coleta de dados;
  • Desafios;
  • Objetivos por nível de coleta.

O encontro contou com a participação de mais de 30 pessoas, das nossas 10 empresas parceiras.

 

Se interessou pelos temas discutidos e quer fazer parte desse time? Entre em contato conosco!