Análise Rápida de Fibras de Celulose: O Destaque do Laboratório de Celulose e Papel da UFV na América Latina

Com um recurso prático, moderno e tecnologicamente avançado, o Laboratório de Celulose e Papel da UFV analisa com alta precisão e rapidez, as fibras de celulose, conhecidas como finos celulósicos. Tal tecnologia possibilita alavancarmos cada vez mais o setor florestal brasileiro.

Pesquisadoras da UFV utilizando o equipamento Valmet FS5. Fonte: Valmet

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), abriga o renomado Laboratório de Celulose e Papel (LPC). O laboratório possui uma infraestrutura especializada que permite a realização de testes e análises essenciais para realização de pesquisas inovadoras, além do desenvolvimento de soluções em escala laboratorial para o mercado florestal.

O LPC, além de todos os aparatos tecnológicos e modernos, também conta com o Valmet Fiber Image Analyzer (Valmet FS5). Com a aquisição, o laboratório ganhou reconhecimento internacional como uma das poucas instalações na América Latina a possuir esse equipamento, sendo também o único a ser instalado em um laboratório de pesquisa de uma universidade federal brasileira.

 

Novas possibilidades

A classificação e análise da composição dos finos celulósicos desempenham um papel fundamental no monitoramento dos processos industriais. Essa abordagem tem se mostrado eficaz ao avaliar os efeitos dos pré-tratamentos químicos na estrutura das fibras, especialmente na produção de micro e nanocelulose. Além disso, a capacidade de analisar o grau de deterioração das fibras pode ser um indicador da eficiência do pré-tratamento, fornecendo informações cruciais para os processos industriais.

O Valmet FS5, equipado com uma câmera de ultra alta definição, é capaz de detectar partículas como fibrilas, células parenquimáticas, traqueóides e vasos, além de outras com dimensões em torno de 1 μm. Uma característica exclusiva do equipamento é o Teach Tool, recurso que permite ao usuário ensinar o analisador a identificar diferentes tipos de partículas de fibras para posterior medição.

 

Imagem da tela do Valmet FS5 identificando partículas. Fonte: Valmet

A análise é finalizada em uma média de apenas 5 minutos, permitindo que os pesquisadores do laboratório iniciem imediatamente o trabalho com as amostras. Essa rapidez possibilita uma detecção precisa e uma classificação automatizada de diversos tipos de partículas celulósicas, agilizando a análise e fornecendo resultados confiáveis. Essa abordagem eficiente é essencial tanto para o monitoramento de processos industriais quanto para o estudo das propriedades dos materiais celulósicos.

 

O LCP à frente no avanço tecnológico

 

“Precisávamos de uma solução […] que nos permitisse aprimorar os serviços oferecidos pelo laboratório. Existia também uma demanda por realizar as análises morfológicas do material fibroso de forma mais eficaz, com menor demanda de tempo e reagentes, e com entrega de resultados confiáveis”, afirma a professora da Universidade de Viçosa, Ana Márcia Ladeira Carvalho.

 

 

O uso do Valmet FS5 pelo Laboratório de Celulose e Papel da UFV impulsionou a ampliação da gama de serviços oferecidos à sociedade e fortaleceu o relacionamento com empresas do setor. Essa tecnologia representa um avanço significativo no monitoramento de processos industriais e na pesquisa de materiais celulósicos no LCP, fornecendo insights valiosos para aprimorar a eficiência e a qualidade dos produtos.

Quer solicitar uma análise rápida de fibras celulósicas ou conhecer mais as possibilidades que o Laboratório de Celulose e Papel da UFV pode oferecer à sua empresa? Entre em contato conosco ou envie e-mail para lcp@ufv.br.

 

Referência bibliográfica:

Valmet. Disponível em: <https://www.valmet.com/pt/>

Laboratório de Celulose e Papel. Equipamentos. Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: <https://www.lcp.ufv.br/equipamentos/>