Confira o que temos feito em parceria com a Fundação Renova

A SIF realiza diversos projetos em parceria com a Renova, entidade responsável pela mobilização para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). A fundação reúne técnicos e especialistas de diversas áreas de conhecimento, dezenas de entidades de atuação socioambiental e de conhecimento científico do Brasil e do mundo e soma hoje cerca de 7 mil pessoas (entre colaboradores próprios e parceiros) trabalhando no processo de reparação, de Mariana à foz do rio Doce.
Buscando sempre promover a inovação, conhecimento técnico e científico, além de aproximar pesquisadores ao setor florestal, apresentamos abaixo alguns desses projetos que foram ou estão sendo realizados celebrando essa parceria.

Título: Definição de critérios de priorização de áreas para recuperação ambiental na bacia do rio Doce.
Coordenador: José Ambrósio Ferreira Neto
Andamento: Concluído

Esse projeto tem o objetivo de desenvolver um modelo e o processo de definição de variáveis e critérios de priorização de áreas para recuperação ambiental na Bacia do Rio Doce. Foi realizado um mapeamento dessas áreas, que se constituiu em um modelo de gestão para definição, desenvolvimento e aplicação de ações em restauração florestal da bacia. Acredita-se que o desenvolvimento de um modelo de análise de áreas prioritárias para a recuperação ambiental pode ser utilizada como ferramenta concreta para o planejamento de políticas públicas e privadas para fomento de restauração florestal, fortalecendo as decisões e facilitando maior participação dos diversos grupos de interesse. Essa análise é essencial, pois deve subsidiar a integração entre o estudo em questão, de definição de critérios, parâmetros e pesos ambientais e socioeconômicos na priorização de áreas para recuperação ambiental na Bacia do Rio Doce. Além disso, apesar de estar fora do escopo do projeto, os resultados desse estudo poderão contribuir na atualização do Plano Diretor da Bacia do Rio Doce, de forma a otimizar a aplicação dos recursos públicos e gerar respostas positivas no comportamento hidrológico das bacias e melhoria da disponibilidade hídrica.

Título: Estudo da ictiofauna da bacia do rio Doce após o rompimento da barragem de rejeito da Samarco, com foco em segurança alimentar
Coordenador: Jorge Abdala Dergam Dos Santos
Andamento: Concluído

Esse projeto tem o objetivo de realizar o levantamento das espécies de peixes presentes na calha e em alguns afluentes do rio Doce, após o rompimento das barragens de rejeito em Mariana, com foco na análise de processos de bioacumulação e biomagnificação de metais nas espécies nativas e exóticas de peixes, conforme seus locais de ocorrência e as suas posições nas redes tróficas, bem como determinar o grau de segurança alimentar devido ao seu consumo. Cabe ressaltar que a região de inserção do Rio Doce apresenta um processo histórico de exploração minerária, sugerindo a possibilidade de contaminação histórica do peixes da bacia. A possível contaminação atual desses peixes pode ser tanto devida à lama oriunda do rompimento da barragem aonde havia antigos depósitos de metais pesados, ou mesmo devido ao processo histórico de bioacumulação precedendo o rompimento. Essas hipóteses foram testadas de forma indireta, comparando a presença de metais em peixes de áreas diretamente afetadas com áreas não afetadas e animais coletados anteriormente ao desastre.

Título: Restauração ecológica e definição de critérios e indicadores para monitoramento da restauração de áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão
Coordenador: Sebastião Venâncio Martins
Andamento: Em andamento

Esse projeto tem o objetivo de promover a implantação de técnicas alternativas de restauração ecológica, visando amenizar os impactos decorridos do rompimento da Barragem de Fundão na Área 1, região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais. O projeto envolve o monitoramento das áreas restauradas, visto que é de extrema importância para as empresas de mineração, pois possibilita avaliar o sucesso de um determinado projeto ou corrigir eventuais falhas. Serão aplicados os indicadores de avaliação e monitoramento de áreas em que o plantio já foi realizado pela empresa e econtram-se em processo de restauração: mortalidade de mudas plantadas; bancos de sementes de solos; estrato de regeneração natural; fotografias hemisféricas de dossel e serapilheira acumulada. Com os dados a serem obtidos será possível a definição de critérios para os indicadores utilizados, que será fundamental para a tomada de decisão sobre o momento em que uma área pode ser coniderada restaurada não sendo necessárias novas intervenções, bem como o nível de intervenção ainda necessário para que determinada área siga sua rota de sucessão natural.

Título: Estudo da ictiofauna da bacia do rio Doce após o rompimento da barragem de rejeito da Samarco.
Coordenador: Jorge Abdala Dergam Dos Santos
Andamento: Em andamento

Esse projeto tem o objetivo de identificar, mensurar e acompanhar os impactos ambientais provocados pelo rompimento da barragem de rejeitos “Fundão” sobre a ictiofauna da Bacia do Rio Doce. Essa proposta engloba 05 subprojetos que serão desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e cuja coleta de dados ambientais e de animais será realizada simultâneamente, maximizando o esforço, gerando dados comparáveis, além de reduzir custos operacionais de campo. Os subprojetos são: (i) Índice de integridade biótica da bacia do Rio Doce após o rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro do “Fundão”; (ii) Avaliação dos efeitos da presença de poluentes sobre a ecologia trófica da ictiofauna da Bacia do Rio Doce; (iii) Abordagem rad-seq no estudo da estrutura e recolonização da ictiofauna na Bacia do Rio Doce; (iv) Composição das assembleias e variações da dieta de peixes da Bacia do Rio Doce e (v) Estudo da ictiofauna da Bacia do Rio Doce após o rompimento da barragem de rejeito da Samarco, com foco em avaliação do estresse oxidativo tecidual.

Título: PRO-ATER: Programa de articulação e fortalecimento da assistência técnica e extensão rural para o desenvolvimento sustentável dos municípios da bacia do rio Doce em Minas Gerais
Coordenador: Alair Ferreira De Freitas
Andamento: Em andamento

O PRO-ATER Rio Doce busca promover a articulação entre diversas iniciativas de incidência na Bacia do Rio Doce tentando convergências para o fortalecimento das ações de assistência técnica e extensão rural e promoção do desenvolvimento rural sustentável que serão implementadas por meio de entidades contratadas pela Fundação Renova, criando uma plataforma colaborativa para reestruturação produtiva das propriedades impactadas pelo rompimento da barragem de fundão e, assim, o desenvolvimento rural sustentável de territórios que integram a porção mineira da Bacia. Um dos pilares, portanto, é articular (e não criar sobreposições entre) programas, projetos e ações, integrando diferentes organizações locais e supralocais ao planejamento do desenvolvimento rural nos municípios.