Conselho de administração da SIF se reúne em Viçosa para discutir as estratégias de futuro e relacionamento com as associadas

Nos dias 1 e 2 de agosto estiveram reunidos em Viçosa na UFV o corpo diretivo da SIF e os representantes legais de suas empresas associadas.
As reuniões nesses dias que contaram com a presença maciça das associadas discutiram temas relevantes como o relaciona-mento presente e futuro da SIF com startups do setor florestal, a participação de empresas não associadas nos Grupos Temáticos (GT´s) e a pertinência da criação de um curso de gestores florestais utilizando a expertise da UFV, entre outros temas.
Além disso, as empresas também fizeram parte da banca de avaliação do pitch day do UFV Forest Insight (reportagem nessa edição) e fizeram visitas técnicas ao laboratório de celulose e papel (LCP/UFV), laboratório de painéis e energia da madeira (LAPEM/UFV) e a área de viveiros e melhoramento florestal.
Os representantes das empresas associadas comentaram sobre a excelente estrutura dos laboratórios da UFV para dar suporte as demandas das empresas e da importância do foco da SIF em inovação customizada às florestas plantadas e da missão da entidade de ser um vetor do “pensamento fora da caixa” no setor florestal brasileiro.
Importantes decisões foram tomadas no sentido de impulsionar a SIF para a liderança tecnológica do setor na próxima década. O diretor geral da SIF e chefe do departamento de Engenharia Florestal, Sebastião Renato Valverde comenta que a meta é fazer a SIF dobrar de tamanho nos próximos 3 anos sem perder o foco em qualidade dos trabalhos, consonância com o colegiado do DEF e atendimento as demandas de compliance de todas as empresas parceiras.
Para Mario Ladeira, presidente do conselho de administração, as associadas estão focadas em apoiar o desenvolvimento futuro da SIF de maneira a atender as mais complexas demandas do setor no curto e médio prazo. Para atingir esses objetivos um plano diretor de trabalho da SIF foi desenvolvido e está sendo constantemente monitorado e melhorado pelo conselho.