Projeto Estufim

Venha conhecer nosso projeto Cooperativo Estufim e entender o motivo de tanto sucesso! 

O uso do estufim acoplado na estrutura do minijardim clonal na propagação clonal de Eucalyptus e Corymbia tem sido uma realidade nos últimos anos, principalmente na propagação de clones de difícil enraizamento e suscetíveis ao oídio a qual é uma grande dor do setor com impacto significativo na produtividade operacional e no custo de produção de mudas. O aumento na produção de miniestacas e a redução da área foliar são vantagens adicionais relatadas; no entanto, estas vantagens demonstram ser dependentes do modelo e manejo do estufim.

Visando estabelecer critérios mais assertivos no manejo do estufim, foi criado o projeto cooperativo Estufim; uma parceria entre a UFV, SIF e 8 empresas de base florestal com financiamento da Unidade Embrapii Fibras Florestais. Dentre outros objetivos do projeto, este visa a determinação das bases fisiológicas relacionadas com o uso do estufim na produção de mudas através da miniestaquia de Eucalyptus e Corymbia, estabelecendo critérios mais objetivos para a realização do manejo de abertura e fechamento do estufim, assim como o efeito da qualidade e intensidade luminosa na produtividade das minicepas.

O projeto, além de ser uma ferramenta para otimização da propagação clonal utilizando o estufim, também avaliará o efeito de enriquecer a estrutura com gases. As tecnologias geradas são baseadas no estudo dos efeitos do microclima no estufim, utilizando 12 genótipos de Corymbia e Eucalyptus, avaliando genótipos tropicais e subtropicais, de fácil e difícil enraizamento, além de estudos sobre os efeitos das malhas de fotoconversão da luz azul e da luz vermelha para o desenvolvimento das minicepas e enraizamentos das miniestacas.

O projeto é coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia Florestal, Aloisio Xavier e pelo professor do Departamento de Biologia Vegetal, Samuel Martins, com a coordenação operacional pelo mestrando em Ciência Florestal Edgard Lima, além do envolvimento direto da doutoranda Mayra de Castro. O projeto proporciona bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação e pós graduação.  O referido projeto Estufim está instalado no Viveiro de Pesquisas do DEF/UFV, contando ainda com o apoio técnico/operacional e de toda a infraestrutura de laboratório e dos pesquisadores da UFV engajados neste projeto cooperativo.

Gostou do projeto? Então fique ligado! Continue acompanhando nosso blog para conhecer mais sobre os projetos da Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV!