NIR & Melhoramento Genético

Você sabe como o NIR tem auxilido na seleção de materiais genéticos? 

Os programas de melhoramento genético tradicionais aplicados pela maioria das empresas de base florestal ainda consideram apenas caracteres de crescimento como os principais fatores de seleção de genótipos superiores. Entretanto, esse método não considera a característica de qualidade da madeira que permite conhecer o processo e a condição de formação da polpa celulósica ou do carvão vegetal de cada material genético em separado alocados nos testes de progênies e nos testes clonais. Por esse motivo foi criado o projeto “NIR & Melhoramento Genético”.

O projeto é uma parceria da ArcelorMittal e do Departamento de Engenharia Florestal, da UFV representado pelo professor Gleison Santos, e teve como objetivo selecionar materias genéticos com base no crescimento em campo, na qualidade da madeira e do carvão vegetal utilizando a técnica de espectroscopia no infravermelho próximo (NIR).

NIR é a interação entre a radiação eletromagnética no infravermelho próximo e  a madeira, produzindo espectros que serão utilizados como dados de entrada no processo de modelagem. Por meio desses espectros é possível realizar análises qualitativas e quantitativas dos mais diversos caracteres de uso industrial e científico.

Prever as propriedades tecnológicas de interesse em populações de melhoramento pode ser um desafio para a indústria florestal, pois nem sempre é possível abater uma árvore elite para análise laboratorial, devido ao seu valor genético. Outro ponto é o elevado investimento relacionado à caracterização química da madeira e/ou do carvão vegetal durante as fases iniciais dos programas.

Dessa forma, há uma crescente demanda por métodos de análise rápida e de menor custo, que possam ser aplicados em um grande número de árvores vivas do povoamento, possibilitando o acesso às propriedades da madeira. Por isso o NIR se destaca.

O projeto foi um sucesso e gerou 10 patentes compartilhadas entre a UFV e a ArcelorMittal no que tange a construção dos modelos de caracterização da madeira e do carvão. Com isso, a empresa se beneficia da seleção de plantas com elevada acurácia no início do programa de melhoramento genético e da redução de investimentos necessários, resultando em tomadas de decisão mais agéis e levando em consideração um índice que agregue o crescimento em campo e as características tecnológicas da madeira.