Retrospectiva Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV 2023

Quer saber um pouco do que aconteceu no nosso ano? Irei dar um spoiler: foi só sucesso!

O ano de 2023 foi de grandes acontecimentos na Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV. O destaque foi o nosso recredenciamento por mais 3 anos (2023-2026), esperamos movimentar R$ 50.502.787,17 de recursos  para executar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Criamos uma nova sublinha de atuação: “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, cujo objetivo é buscar alternativas inovadoras para preservação e sustentabilidade do meio ambiente. 

Neste ano, também aconteceu a nossa 2ª avaliação de maturidade operacional em que alcançamos o resultado de 91%. Isso significa que temos processos sólidos e alta eficiência de gestão, indo de acordo com a Excelência Operacional EMBRAPII (EOE).

Nós atuamos como líderes do comitê de Desenvolvimento de Ecossistemas da Rede MCTI-EMBRAPII de Inovação em Bioeconomia. Esse comitê busca conectar atores de inovação em bioeconomia e estimular através de uma formação de rede a atividade de pesquisa, desenvolvimento e inovação junto às Unidades EMBRAPII, agregando valor e sustentabilidade. 

A UE Fibras Floresta UFV sempre está buscando inovação aliado ao desenvolvimento sustentável e por esse motivo foram realizadas diversas viagens estratégicas para a região norte do país. O principal objetivo é captar projetos na linha de Bioeconomia, além de realizar importantes networks. Nesse sentido, já são mais de vinte empresas prospectadas e mais de 10 milhões de reais investidos em projetos de PD&I só na região norte. 

Passamos a atuar no programa Rota 2030 que tem o objetivo de apoiar as atividades tecnológicas e inovadoras da cadeia produtiva do setor automotivo, evidenciando a diferenciação tecnológica dos produtos brasileiros através da conversão das fibras florestais em materiais e produtos mais sustentáveis. Já temos 1 projeto contratado nessa linha e vem um grande projeto estruturante para o próximo ano. 

Ao todo, tivemos mais 18 projetos contratados neste ano, além da formação de mais 102 alunos de graduação e pós-graduação. Além disso, participamos de vários eventos, como: Green Rio, Amazônia Tec, Inova+: Bioeconomia, ELI Summit, EXPOFOREST, Investor Day, Encontro das Unidades, entre outros. Organizamos também o evento Biorrefinaria: Bioeconomia florestal e industrial. Foram dois dias enriquecedores, com grandes palestrantes da área e parte prática, alcançando mais de 100 participantes. 

Para encerrar o ano com chave de ouro, fomos premiados como o 2º melhor projeto inovador. Mais de 1.000 projetos executados com aporte EMBRAPII estavam concorrendo, e o nosso projeto que utiliza resíduos florestais numa rota de pirólise rápida para produção de HMF, potencial substituto para o plástico, se destacou. 

O ano de 2023 foi espetacular, com grandes conquistas. Encerramos com metas batidas e com grande destaque na nossa atuação no setor de fibras florestais. Agradecemos nossos parceiros e ansiamos em fazer um 2024 melhor ainda.

A Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV deseja a todos um Feliz 2024!