Projeto Geadas

Melhorando a Resiliência Florestal: Estratégias Inovadoras Contra as Geadas

A geada é um fenômeno ambiental que tem um impacto considerável nos plantios florestais, causando diversos danos, desde pequenas lesões até a morte de árvores ou partes delas. Nesse contexto, as empresas buscam estratégias para lidar com essa situação, procurando locais apropriados para o plantio, uma vez que as características topográficas podem variar em diferentes regiões, levando a climas distintos e requerendo materiais genéticos resistentes.

Diante desse desafio, pesquisadores do Departamento de Engenharia Florestal (DEF) liderados pelo professor Alexandre Lorenzon, em parceria com a empresa CMPC, criaram o “Projeto Geadas”. O objetivo é elaborar algoritmos de classificação de áreas com maior risco de ocorrer geadas.

Com a conclusão do projeto, a empresa ganha uma importante ferramenta na tomada de decisões relacionadas as áreas destinadas ao plantio. Além disso, terão o zoneamento de suas áreas aprimorados, a metodologia usada para elaborar os algoritmos, o processamento dos dados e o treinamento da equipe.

O projeto contribui para mais um avanço na silvicultura brasileira, possibilitando um monitoramento climático avançado. Esse progresso impacta na produtividade das plantações, na biodiversidade e no ciclo de vida das arvores, assim como na economia do país.