GT Carvão Vegetal Sustentável e MetalSider promovem a 7ª Reunião Técnica com o tema Coprodutos da Produção do Carvão Vegetal

Ricas em networking, as reuniões técnicas são eventos presenciais de um a dois dias em empresas anfitriãs, parceiras do GT Carvão Vegetal Sustentável, para discutir temas específicos através de seminários, palestras, workshops e dias de campo.

Realizamos a 8ª Reunião Técnica do GT Carvão Vegetal Sustentável nos dias 21 e 22 de agosto, em Três Marias – MG. Fomos recebidos pela anfitriã MetalSider, onde reunimos 40 profissionais representando as 10 empresas associadas ao GT, além da participação de representantes da SIF, Laboratório de Painéis e Energia da Madeira (LAPEM) da Universidade Federal de Viçosa e nossa Líder Técnica, a professora Cássia Carneiro do Departamento de Engenharia Florestas/LAPEM/UVF.

Thalles Morais (Anfitrião e representante da MetalSider no GT), Cássia Carneiro (líder técnica do GT) e Juliana Melo (Coordenadora Operacional do GT) na 7ª Reunião Técnica.

No primeiro dia, o tema abordado foi “Desafios e Oportunidades dos Coprodutos da Produção de Carvão Vegetal Sustentável”, com palestras e debates entre as empresas, proporcionando uma rica troca de informações. Contamos com a participação dos profissionais Lawrence Pires (UFV), Alexandre Akira (Nexa) e Marcos Nishi (Carbon Negative), que contribuíram com palestras valiosas, oferecendo perspectivas profundas sobre coprodutos derivados da produção de carvão vegetal, como o extrato pirolenhoso, bio-óleo e biochar, enriquecendo ainda mais as discussões.

No segundo dia, os participantes tiveram a oportunidade enriquecedora de visitar a unidade de carbonização da MetalSider em São Gonçalo do Abaeté – MG, onde a oportunidade de ver a estocagem do extrato pirolenhoso, coleta do alcatrão, confecção de porta e o software supervisório utilizado.

No mesmo dia, como de costume, a Coordenadora Operacional Juliana Melo apresentou mais um resultado do benchmarking dos Indicadores de Performance e Qualidade da Produção de Carvão Vegetal.

Visita técnica na UPC07 da MetalSider.


O sucesso do evento foi evidente, e gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão a todos os envolvidos, especialmente à MetalSider, pela calorosa recepção e pelo apoio fundamental na organização deste evento tão significativo para o avanço da sustentabilidade na indústria do carvão vegetal.

Em dezembro de 2024 nos encontraremos presencialmente novamente em Viçosa – MG, na Universidade Federal de Viçosa. Vida longa ao GT Carvão Vegetal Sustentável!