GT Carvão Vegetal Sustentável e Vetorial promovem a 5ª Reunião Técnica com o tema Estabilidade do Processo de Carbonização

As Reuniões Técnicas são um importante produto dos GTs da SIF que vem com intuito de reunir as empresas parceiras para discutir temas específicos de cada grupo por meio de seminários, palestras, workshops e dias de campo. Esses encontros presenciais, além de serem ricos em networking, permitem aos participantes descobrir novas formas de resolver gargalos das suas empresas por meio das experiências das demais em uma troca de know-how mutua.

Na 5ª Reunião Técnica os participantes do GT Carvão Vegetal Sustentável foram recebidos pela Empresa Vetorial, na cidade de Campo Grande -MS, para apresentar e discutir o tema “Estabilidade do Processo de Carbonização” com foco na maximização do rendimento e qualidade do carvão vegetal.

Mário Souza (Anfitrião e representante da Vetorial no GT) e Vitor Moreira (Coordenador Operacional do GT) na 5ª Reunião Técnica.

Contamos com a participação de mais de 50 pessoas das empresas Aperam, ArcelorMittal, GELF, Gerdau, Saint-Gobain, Vetorial e parceiros. Além do coordenador de Produtos e Serviços Felipe Bastos da Sociedade de Investigações Florestais e da Coordenadora técnica professora Cássia Carneiro do Departamento de Engenharia Florestal/LAPEM/UFV.

Participantes reunidos em frente ao auditório do Bioparque Pantanal durante a 5ª Reunião Técnica.

No primeiro dia do evento realizamos uma visita técnica a UPC Nova da Mata da Vetorial em Ribas do Rio Pardo – MS, onde foi possível ver as inovações no sistema de fornos metálicos presente na empresa, o Green Power. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a tecnologia, tirando suas dúvidas sobre o funcionamento.

No segundo dia as empresas Aperam, ArcelorMittal, Gerdau, Saint-Gobain e Vetorial apresentaram sobre os desafios e oportunidades acerca do tema do evento, trazendo importantes contribuições sobre a Estabilidade do Processo de Carbonização nas suas operações. O grupo visitou o aquário do Bioparque Pantanal conhecendo a fauna presente no Mato Grosso do Sul. Além disso, o Coordenador Operacional, Vitor Moreira, apresentou mais uma rodada de resultados do benchmarking de Indicadores de Performance e Qualidade da Produção de Carvão Vegetal, estreando dois novos indicadores com excelentes discussões.

No terceiro dia de evento visitamos a UPC Lageado da Vetorial na cidade de Dois Irmãos do Buriti – MS, onde foi possível ver as operações dos fornos retangulares do tipo FRV700 presentes na unidade, incluindo sistemas de controle de processo e automação.

Visita técnica na UPC Lageado da Vetorial.

O encontro foi extremamente produtivo, abordando de maneira relevante toda a cadeia de produção do carvão vegetal. Em março de 2024 nos encontraremos presencialmente novamente em Montes Claros – MG, na GELF SIDERURGIA. Vida longa ao GT Carvão Vegetal Sustentável!