GT Carvão Vegetal Sustentável e Aperam promovem a 4ª Reunião Técnica sobre Automação e Instrumentação de Fornos

Na 4° Reunião Técnica do GT Carvão Vegetal Sustentável fomos recebidos pela Aperam no Brasil para discutir o tema “Automação e Instrumentação de Fornos” com as maiores produtoras de carvão vegetal do setor.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Cássia Carneiro (Líder Técnica), Ézio Santos (Anfitrião e representante da Aperam no GT) e Dandara Guimarães (Coordenadora Operacional do GT) na 4ª Reunião Técnica.

Contamos com a participação de mais de 50 pessoas das empresas Aperam, Arcelormittal, Gelf, Gerdau, Saint-Gobain, Vallourec e Vetorial. Além de representantes da SIF | Sociedade de Investigações Florestais e do Laboratório de Painéis e Energia da Madeira – LAPEM/UFV.

4ª Reunião Técnica do GT Carvão Vegetal Sustentável sediada na Aperam, em Capelinha – MG

No primeiro dia, as empresas Aperam, Arcelormittal, Gerdau, Vetorial e Vallourec apresentaram sobre as inovações desafios e oportunidades acerca do tema central do evento. Também recebemos o parceiro do GT, Celso Dotta, para falar do histórico e tendências da automação na produção de carvão vegetal.

A Coordenadora Operacional, Dandara Guimarães, apresentou mais um resultado dos Indicadores de Performance e Qualidade da Produção de Carvão Vegetal e como parte da programação do evento, o grupo visitou a 6° Feira Regional Agropecuária (FERAGRO) e prestigiou o estande da Aperam.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Apresentação dos Indicadores de Performance e Qualidade da Produção de Carvão Vegetal

No segundo dia de evento realizamos uma visita técnica na Unidade de Produção de Energia Renovável (UPER) Pontal da Aperam Bioenergia, onde foi possível ver inovações no sistema supervisório, sistemas de ignição, de manutenção de fornos e na queima de gases.

Dia de campo na UPER Pontal da Aperam Bioenergia

Para melhorar, o evento foi totalmente neutro! Foram produzidas 3,3 toneladas de biochar para aplicação do solo, afim de neutralizar as emissões da reunião.

Em setembro nos encontramos presencialmente novamente em Mato Grosso do Sul, na Vetorial. Vida longa ao GT Carvão!