Programa Suzano de Educação: nossa associada fazendo a diferença onde atua

As empresas parceiras do GT Sociedade possuem um compromisso com a sociedade e as comunidades no entorno de seus empreendimentos. Por esse motivo, as nossas parceiras possuem programas e projetos de atuação social, econômico e ambiental, com o foco na transformação de vida e construção de um futuro melhor!

A Suzano, uma de nossas associadas, tem implementado, desde 2020, o Programa Suzano de Educação (PSE), cujo compromisso é aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 40% dos municípios prioritários, até 2030. Para isso, a Suzano tem investido no desenvolvimento integral dos estudantes e no apoio a toda rede de ensino, por meio de ações colaborativas e decisões coletivas que promovam o engajamento de secretarias de educação, escolas, estudantes, famílias e comunidade. Entre as iniciativas apoiadas pelo Programa, estão a construção de parcerias intersetoriais, orientações pedagógicas, formação de educadores, incentivo e fortalecimento da participação social.

O pilar metodológico do Programa Suzano de Educação são os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE), que tem como base a cooperação intermunicipal, fortalecendo lideranças de municípios próximos e com características sociais semelhantes. O objetivo é que os participantes criem soluções conforme os desafios educacionais enfrentados. No centro desse regime de colaboração está a tentativa de superar a desigualdade educacional entre os municípios. Isso porque os profissionais de diferentes redes de ensino, de uma mesma região, buscam minimizar as dificuldades e potencializar as oportunidades em comum para garantir que as crianças e os jovens da região possam ter acesso igualitário a um ensino de qualidade e, consequentemente, a uma trajetória escolar bem-sucedida.

O Programa é centralizado nos gestores educacionais dos municípios e apoia essas lideranças para garantir a equidade na qualidade do ensino das escolas públicas, formar profissionais da educação e apoiar práticas de gestão democrática em rede e sob regime de colaboração. O estímulo ao engajamento social a favor de uma formação integral do estudante que combata a evasão escolar é um dos propósitos principais do PSE. Há uma fase de diagnóstico da região para identificar as metas prioritárias da Educação e definir um plano estratégico para a aplicação das soluções conjuntas. Em seguida, são realizadas atividades de formação com as equipes das secretarias e das escolas para avançar no processo de educação dos alunos. Essa metodologia de trabalho, reconhecida pelo MEC, descrita desde 2012 por Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), é uma das formas de se colocar em prática o regime de colaboração entre os municípios e de fortalecer uma atuação intermunicipal. Em 2022, foram atendidos 29 municípios e mais de 200 mil pessoas foram beneficiadas pela iniciativa, no extremo sul da Bahia, cinco municípios foram atendidos pelo programa: Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado.

O GT Sociedade conversou com Adriano Cruz Duarte, Gestor de Território da Associação Cidade Escola Aprendiz, responsável pela Frente de Participação Social do Programa Suzano de Educação na Bahia, e ele contou um pouco sobre como é o Programa e como tem atuado na Bahia.

“A gente entende que a educação é um direito garantido pela Constituição Federal a todos(as) e por isso deve ser um compromisso da sociedade brasileira. Aqui na Bahia, os municípios de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado compõem o nosso Arranjo de Desenvolvimento da Educação e todos são municípios de alta prioridade para o Programa Suzano de Educação. O Arranjo parte da perspectiva de que agrupar municípios com proximidade geográfica, realidades educacionais e socioculturais parecidas é muito positivo, porque os municípios têm a oportunidade de trocar experiências e planejar ações intermunicipais, para dar conta dos desafios educacionais e sociais em comum. Buscamos entender os desafios e potencialidades de cada pasta e sempre pensamos em maneiras de trabalharmos coletivamente em prol de melhorias na educação pública do território. Entendemos que as políticas públicas são intersetoriais e que a efetivação delas demanda diálogo constante e um trabalho colaborativo que se torna, consequentemente, mais assertivo. O diferencial do Programa é o fato de estarmos atentos aos fatores intra e extraescolares, para que a gente consiga somar nas parcerias e efetivar o direito à educação sem deixar nenhuma criança para trás. Buscamos fomentar não só a garantia do acesso à educação, mas também à permanência dos/as estudantes em redes de ensino que ofertem uma educação de qualidade, atentas às questões dos territórios onde as escolas estão inseridas. Valorizando a diferença, a cultura local e olhando para todas as dimensões que compõem a vida desses/as estudantes.”

Conversamos também com a Vanessa Espindola, gestora do Programa pela Suzano.

“O Programa Suzano de Educação nasce com o compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade da educação nos municípios em que atuamos e sua realização se dá de forma colaborativa e só é possível com a parceria dos municípios e o engajamento das comunidades e família. Investir na educação é um compromisso com a sociedade que a Suzano tem, com pessoas e com os territórios em que está presente.”

A Suzano, assim como o GT Sociedade, possui um compromisso com o Desenvolvimento Sustentável, com ações voltadas para a Agenda 2030, construindo a cada dia um futuro melhor.  As nossas parceiras estão realizando trabalhos incríveis. Quer conhecer mais sobre o GT Sociedade e nossas parceiras?  Entre em contato!