#REUNIÃOTÉCNICA | Finalizada com sucesso a 2ª Reunião Técnica do GT Sociedade!
Nos dias 28 e 29 de setembro do ano de 2022, foi realizada a 2ª Reunião Técnica do GT Sociedade, sediada pela empresa anfitriã Aperam BioEnergia, em Capelinha, Minas Gerais. Contamos com a presença de 16 (dezesseis) participantes, dentre eles representantes de instituições de ensino e pesquisa e de empresas parceiras do GT:
- Sociedade de Investigações Florestais
- Universidade Federal de Viçosa;
- Universidade Federal do Tocantins;
- Universidade Federal do Norte do Tocantins;
- Aperam BioEnergia;
- ArcelorMitall;
- Gerdau;
- Suzano.
Às 07:30h iniciou-se a recepção dos participantes, no Clube Florae, com a entrega de brindes oferecidos pela SIF e pela empresa anfitriã.
A abertura do evento se deu às 08:00h do dia 28 de setembro de 2022, no Clube Florae, e teve início com as falas de boas-vindas da Coordenadora Geral do GT Sociedade, Fernanda Alves Correia e da Diretora da Fundação Aperam Acesita, representantes da empresa anfitriã, bem como do Diretor Geral da Sociedade de Investigações Florestais (SIF), Sebastião Renato Valverde e do Líder Técnico do GT Sociedade, José Ambrósio Ferreira Neto, professores da Universidade Federal de Viçosa.
Após a abertura, as representantes da Aperam BioEnergia, Angélica Fabiana, Fernanda Correia e Regisllainy Cobucci apresentaram o histórico da empresa, sua visão e missão, suas frentes de atuação e o compromisso com a sustentabilidade, destacando a política de responsabilidade social da empresa, que tem como base a promoção do diálogo, o respeito à diversidade e a parceria/apoio a programas e ações junto às comunidades vizinhas.
O primeiro tema debatido pela manhã foi “Desenvolvimento comunitário: mapeamento, caracterização e diálogo. A importância de conhecer as comunidades no entorno do empreendimento”, ministrado pelo professor Cleiton Silva Ferreira Milagres, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foram abordadas questões como: Qual o papel dos métodos participativos para o desenvolvimento comunitário? Como o desenvolvimento comunitário pode contribuir com o tema da ação climática? Como o empreendimento cuida e desenvolve os relacionamentos humanos? E os investimentos sociais, abrangem que público beneficiário? O Empreendimento acumula dados ou gera inteligência?
O período da tarde teve início com uma dinâmica de “Terapia Comunitária”, conduzida pelo Projeto Semear Esperança de Carbonita – PROSESC, que proporcionou aos participantes um momento acolhimento e autocuidado.
Em seguida, o evento prosseguiu com a palestra da professora Roseni Aparecida Moura, da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, intitulada “Como quantificar e valorizar os pontos positivos das ações das empresas junto às comunidades”. As discussões envolveram questões como: Contextualização da temática; Responsabilidade como inovação; Prática como responsabilidade: lugar de inovação; Indicadores.
O evento ainda contou, no final do primeiro dia, com um momento de Capacitação em metodologias participativas, com uma Roda de Conversa Orientada realizada pelos professores Roseni Aparecida de Moura e Cleiton Silva Ferreira Milagres, que trouxeram questões como o processo participativo, planejamento, instrumentos que facilitam a participação e questões para debate.
No segundo dia de evento, realizou-se uma visita a um dos projetos sociais apoiados pela Aperam BioEnergia, ligado ao Programa de Fortalecimento do Artesanato Regional. O grupo teve a oportunidade de conhecer a “Associação dos Artesãos Coqueiro do Campo”, na Comunidade Buriti, localizada no município de Turmalina/MG.