2ª Reunião Técnica do GT Ferroligas é realizada na FERBASA

Reunião trouxe importantes avanços para o setor

Nos dias 5 e 6 de novembro de 2019 foi realizada a 2ª Reunião Técnica do GT Ferroligas. A anfitriã foi a FERBASA e a reunião ocorreu em sua sede metalúrgica, em Pojuca (BA). A empresa é uma das maiores produtoras de ferroligas do Brasil e reconhecida pelo desenvolvimento de produtos de alta qualidade e pela forte atuação no trabalho social.

Dois temas de grande relevância para o setor foram trazidos a mesa: indicadores de qualidade dos materiais genéticos de plantios florestais utilizados para a produção de ferroligas; e principais práticas de manejo florestal para se obter madeira com qualidade para a produção de ferroligas. Além disso, no dia de campo foi possível conhecer um pouco da estrutura da Fazenda Araticum, uma das principais áreas florestais e de produção de biorredutor da empresa.

A reunião foi considerada de grande importância para o desenvolvimento do setor de ferroligas no Brasil. Dois professores da UFV foram convidados a participar e elevaram ainda mais as discussões: a Professora Angélica de Cássia Carneiro (DEF/UFV), autoridade nacional em carvão vegetal; e o Professor Júlio Neves (DPS/UFV), grande nome em nutrição e manejo de solos florestais.

O GT Ferroligas pretende se consolidar como referência no setor. Para tal, as empresas estão visualizando novas pesquisas em conjunto com a UFV, buscando agregar valor ao seu produto final e solucionar desafios em sua cadeia produtiva.

A próxima reunião técnica terá como anfitriã o Grupo Maringá e será realizada em maio de 2020, em Itapeva (SP).