Contamos com a participação especial do Prof. Sebastião Venâncio Martins em mais uma edição do Webinar SIF
Nesta oportunidade, discutimos sobre técnicas alternativas para restauração florestal de APPs e áreas mineradas
As técnicas alternativas consistem nos métodos de restauração florestal que são distintos do plantio convencional de mudas em área total, como, por exemplo, Regeneração Natural Assistida (RNA), núcleos de mudas e semeadura direta. Para abordar essa temática no contexto da restauração florestal de Áreas de Preservação Permanente (APPs), áreas mineradas e áreas de compensação, convidamos o Prof. Dr. Sebastião Venâncio Martins, coordenador do LARF-UFV e líder técnico do GT Restauração.
Durante sua palestra, o Prof. Sebastião Venâncio comentou que o plantio de mudas tem sua relevância na restauração, sendo, inclusive, o mais indicado em determinadas situações. Porém, destacou que é importante mostrar que existem outros métodos que, em certos casos, permitem redução de custos e garantem um projeto de restauração mais ecológico, por meio do aproveitamento do potencial de regeneração local.
Sinergia Universidade & Empresa
Ao longo do Webinar, foram apresentados diversos cases de sucesso provenientes de consultorias e pesquisas conduzidas pelo Prof. Sebastião Venâncio, por meio da parceria do LARF-UFV com empresas do setor florestal, de mineração e energia. Por meio dessas iniciativas, novas metodologias de restauração florestal de baixo custo têm sido desenvolvidas, além do treinamento de profissionais para o mercado de trabalho.
V REFOREST
O assunto do Webinar foi apenas uma prévia do que iremos conferir no V REFOREST. Durante sua carreira, o Prof. Sebastião Venâncio coordenou as quatro edições do Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal – REFOREST e, neste momento, está preparando a 5ª edição desse evento, que será realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2023. Desde 2009, o REFOREST é o maior evento do Brasil sobre Restauração Florestal e já reuniu mais de 1000 profissionais do setor em mais de 50 palestras, recebendo mais de 200 submissões de resumos científicos. Em sua 5ª edição, na década da restauração de ecossistemas da ONU, o evento será sediado na capital mineira para contextualizar o cenário atual do tema junto aos maiores especialistas do setor, trazendo cases de sucesso, desafios futuros e perspectivas até 2030. Inscreva-se e garanta sua vaga!