GT Restauração2024-03-04T15:37:03-03:00

Project Description

  • sif, ufv, sociedade de investigações florestais

Quem Somos

Criado em 2019, o Grupo Temático em Restauração Florestal é uma iniciativa da SIF em parceria com empresas que praticam restauração, com os seguintes objetivos:

  • Buscar o desenvolvimento nacional das atividades de restauração florestal através da integração e discussões técnicas sobre temas que contribuam para o progresso do setor no Brasil;
  • Tornar as atividades de restauração florestal brasileira referência mundial em técnicassustentabilidade redução de custos;
  • Promover trocas de conhecimento entre empresas de base florestal, mineradoras e de geração de energia e a Universidade Federal de Viçosa para atender as novas demandas de inovações técnicas e operacionais das atividades de restauração florestal.

Nossa Equipe

Igor Macedo

Coordenador Geral do GT Restauração

Igor Macedo

Bacharel em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado (2014), mestre pelo PPG em Ecologia e Biomonitoramento da Universidade Federal da Bahia (2018), atuando nas áreas de ecologia, zoologia, comportamento animal, restauração e educação ambiental. Desde 2018 ocupa o cargo de Especialista em Meio Ambiente na Bracell – BA, desenvolvendo trabalhos com monitoramento da biodiversidade, restauração florestal, gestão de unidades de conservação, treinamentos e produção de mídias sobre conservação da biodiversidade.

Prof. Sebastião Venâncio Martins

Líder Técnico do GT Restauração

Prof. Sebastião Venâncio Martins

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1987), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1991) e doutorado em Botânica (1999) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, onde atua como Coordenador do Laboratório de Restauração Florestal. É bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1A do CNPq. Possui ampla experiência em projetos de pesquisa em parceria com o setor privado na área de restauração florestal, principalmente com empresas de base florestal, de mineração e de geração de energia.

Patrícia Laviola

Coordenadora Operacional do GT Restauração

Patrícia Laviola

Possui graduação em Engenharia Florestal (2021) e mestrado em Ciência Florestal (2023) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Apresenta experiência na área de meio ambiente, com expertise em recuperação de áreas degradadas, restauração florestal, avaliação e monitoramento de indicadores ambientais.

Contato

    sif, ufv, sociedade de investigações florestais
    Ir ao Topo