Grandes especialistas do setor se reuniram na CMPC para mais um encontro presencial do GT Restauração
Confira os destaques do evento!
Nos dias 09 e 10 de maio de 2023, o Grupo Temático em Restauração Florestal se reuniu para sua 4ª Reunião Técnica. Nesta edição, o evento foi recebido pela CMPC, no Rio Grande do Sul, e contou com a participação de grandes especialistas do setor de restauração florestal e recuperação de áreas degradadas.
Junto dos colaboradores da empresa anfitriã, estiveram presentes representantes da RS Florestal, Bracell, Klabin, Suzano, TTG Brasil, Veracel, Embrapa, UFV e SIF.
Primeiro dia do evento
No dia 09, as discussões técnicas foram norteadas por dois temas centrais: Estabilização de Processos Erosivos e Regeneração Natural Assistida (RNA).
A primeira temática foi contextualizada pela Dra. Heloisa Filizola, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Na sequência, foram apresentados cases de processos erosivos das empresas CMPC e Suzano. A palestra da CMPC foi conduzida pelo Elias Araújo, pesquisador de solos e manejo. Já a palestra da Suzano foi ministrada pelo Tiago dos Santos, supervisor de operações florestais, e Leonardo da Silva, analista de meio ambiente e sustentabilidade sênior.
O segundo tema do encontro foi contextualizado pelo Prof. Dr. Sebastião Venâncio Martins, coordenador do Laboratório de Restauração Florestal (LARF-UFV) e líder técnico do GT Restauração. Em seguida, Bruna Salami, engenheira PL, apresentou os cases de RNA da Klabin.
Nesta oportunidade, a CMPC e o LARF-UFV divulgaram os resultados iniciais da pesquisa que estão realizando em conjunto sobre o monitoramento da restauração florestal de algumas áreas da empresa.
Segundo dia do evento
No dia 10, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas de restauração florestal da empresa anfitriã em alguns dos seus hortos florestais. Ao longo do dia de campo, a CMPC destacou as contribuições provenientes da parceria com o LARF-UFV. Desde 2011, por meio da interveniência da SIF, o Prof. Sebastião Venâncio Martins atua fornecendo orientações e apoia no desenvolvimento de pesquisas científicas na área de restauração.
No início das visitas, conduzidas pela CMPC e pela RS Florestal, foram apresentadas áreas experimentais com diferentes métodos de controle de processos erosivos. Além disso, foram demonstrados locais com o uso da nucleação como método de enriquecimento e áreas onde foram usadas cercas de maricá para a contenção do gado. Ao final do dia de campo, os participantes conheceram as estratégias adotadas pela empresa no controle de espécies exóticas.
O GT Restauração agradece a CMPC pela disponibilidade, comprometimento e dedicação para a organização de um evento de grande sucesso! Também direcionamos nossos agradecimentos aos palestrantes e demais participantes do encontro.
Os encontros presenciais do GT Restauração possibilitam trocas de experiências e discussões técnicas visando o avanço das atividades do setor. Entre em contato conosco e confira como fazer parte do nosso grupo temático!