Retrospectiva 2024: Conquistas da
Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV
O ano de 2024 foi marcado por grandes avanços e consolidação da Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV como referência em inovação no setor florestal. Nossa trajetória foi impulsionada por parcerias estratégicas, projetos inovadores e a expansão de nossas atividades.
Iniciamos o ano estabelecendo um novo coworking no Mato Grosso do Sul, visto a expansão florestal nesta região. Essas viagens possibilitaram a construção e contratação de importantes projetos, além de prospecções de novas parceiras. As viagens à região norte do país continuaram a todo vapor, possibilitando novos projetos amazônicos e também a participação no Seminário do G20 em Manaus, onde discutimos inovação aberta e bioeconomia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Entre os projetos desenvolvidos, destacam-se:
- Desenvolvimento de produtos em biotecnologia florestal para aceleração de programas de melhoramento (Prof. Gleison dos Santos – UFV);
- Potencial de espécies nativas nobres para madeira serrada, carvão vegetal e biochar (Profs. Angélica de Cássia, Iara Demuner, Ana Márcia Macedo, Vinícius Resende e Marcos de Paula – UFV);
- Qualidade do látex para produção de fios e tecidos e desenvolvimento de novos produtos de moda/design à base de látex em impressora 3D (Prof. Vinícius Resende de Castro – UFV).
- Uso do bambu como fibra alternativa para produção de celulose (Profs. Silvio Nolasco, Rodolfo Soares, Jean Marcel e Marcelo Moreira – UFV);
- Projeto uso sustentável da Cannabis, voltado para a aplicação de resíduos da produção de Cannabis em materiais sustentáveis como fibras têxteis, papel e hempcrete (Prof. Gleison dos Santos – UFV);
- Melhoramento genético e introdução no Brasil da espécie Paulownia sp. em diferentes sites de produção (Prof.Gleison dos Santos – UFV).
E muito mais!
Em setembro, participamos do Roraima Road Show, levando grandes empresas do setor para avaliar potenciais investimentos na região, incluindo reuniões com o governador Antonio Denarium e secretários estaduais.
Além disso, atingimos nossa meta de 2024 com excelência, sendo a terceira unidade a cumprir o objetivo. Isso nos permitiu habilitar o plano de desenvolvimento de novas competências para 2025.
Nossa unidade concedeu 458 bolsas de formação de recursos humanos, 56 projetos contratados e 17 patentes registradas. Com o crescimento das nossas atividades, expandimos para uma nova sede, proporcionando maior integração entre pesquisadores e empresas parceiras.
O ano de 2024 da Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV marcou um ciclo de excelência. Agradecemos a todos os parceiros, pesquisadores e estudantes que fizeram parte dessa jornada. O futuro da engenharia florestal continua promissor e novas oportunidades surgirão a partir do legado deixado por nossa unidade.
A Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV deseja a todos um Feliz 2025!