GT FERROLIGAS E LIASA REALIZAM 4ª REUNIÃO TÉCNICA

Nos dias 11 e 12 de julho foi realizada a 4ª Reunião Técnica do GT Ferroligas, sediada este ano na empresa Liasa, em Pirapora – MG. A Reunião Técnica é a principal atividade promovida pelo grupo temático, visando reunir todas as empresas integrantes em um só lugar, de forma a discutir temas relevantes para o setor de ferroligas e silício metálico.

Participantes reunidos para celebrar a 4ª Reunião Técnica do grupo.

Inovações tecnológicas e processo de carbonização foram os principais assuntos abordados na reunião. Tivemos a presença de palestrantes com enorme bagagem de conhecimento sobre tais temas.

Palestras: “Inovações Tecnológicas” e “Processo de Carbonização”.

Fernando Latorre, sócio-diretor da Consultoria Latorres, abriu o evento expondo sobre tecnologias para produção do biorredutor (carvão vegetal), em seguida, Augusto Valência (Sócio-diretor da  BIOMTEC) apresentou válvulas para controle de entrada de ar nos fornos de carbonização e trouxe algumas estratégias de sustentabilidade para discutir com os demais.

Após, na segunda parte do encontro, Dandara Guimarães, Coordenadora de Projetos do Laboratório de Painéis e Energia da Madeira (LAPEM/UFV), foi convidada a introduzir o tema Processo de Carbonização, para que empresas como Minasligas e Ferbasa, expusessem as particularidades do processo de carbonização que acontece em cada uma delas.

Brindes e Coffee Break oferecidos pela empresa anfitriã “Liasa”.

Finalizando o primeiro dia de evento, o Prof. Sebastião Valverde, líder técnico do grupo, abordou o efeito da densidade da madeira na idade ótima de corte da floresta, estabelecendo um paralelo entre unidade volumétrica e gravimétrica. A Prof.ª Angélica Cássia também participou, de forma remota, apresentando um projeto cooperativo SIF de Amostragem e Qualidade do carvão vegetal. Como forma de agradecimento, presenteamos nossa empresa anfitriã com uma placa de homenagem e doce de leite Viçosa, que também foi sorteado para alguns participantes do evento.

Emanuelly Magalhães, Coordenadora operacional do grupo, presenteando alguns participantes.

No segundo dia de evento, fomos a campo, conhecer os processos produtivos e as tecnologias utilizadas pela Liasa, especificamente, o sistema de monitoramento da carbonização, Carbontech, idealizado pelo Celso Dotta. Além disso, visualizamos o processo de carga direta de carvão vegetal roll-on roll-off.

Dia de campo.

Por fim, agradecemos a presença e participação de todos!

Até a próxima!