O GT Sociedade atua diretamente no relacionamento com as equipes sociais, a fim de compreender os desafios enfrentados para que a partir deste processo possamos incluir em nossa agenda temas relevantes para ações e discussões!

Um tema muito importante para o setor e que tem sido discutido pelo grupo é a integração e sinergia entre as equipes técnicas operacionais e sociais. Compreendemos que a atuação social da empresa é um reflexo da articulação interna entre as equipes sociais e operacionais. A importância da dinâmica de interação entre essas equipes é refletida na atuação local das empresas, quanto mais coesa for a equipe, maiores são as chances de termos resultados positivos.

O crescimento do setor florestal reflete diretamente na competitividade e na necessidade de um elevado padrão de desempenho e performance entre as empresas de base florestal. Isso faz com que o setor tenha que ser cada vez mais dinâmico, em constante processo de transformação. As equipes técnicas sociais e operacionais destas empresas possuem um papel diferencial para o alcance dos padrões de desempenho e performance exigidos pelo mercado. Além de desenvolverem suas funções específicas, percebe-se cada vez mais a necessidade de que as equipes devam possuir uma visão mais ampla das demais atividades que compõem o setor.

A equipe social, entre outros fatores, é responsável por desenvolver e implementar estratégias e projetos voltados para a responsabilidade social da empresa. Essa equipe busca identificar as necessidades e demandas da comunidade em que a empresa está inserida, bem como as questões sociais relevantes para o seu setor de atuação. Além disso, ela estabelece parcerias com organizações não governamentais, instituições de ensino e outras entidades para potencializar o impacto das ações. Por outro lado, as equipes operacionais, entre outros fatores, são responsáveis pela execução das atividades cotidianas da empresa. Elas desempenham um papel essencial na integração da responsabilidade social no dia a dia da organização.

Representantes das empresas associadas ao GT Sociedade, na 3ª Reunião Técnica, sediada pela Suzano. Um dos temas discutidos na ocasião foi a “integração e sinergia entre as equipes técnicas operacionais e sociais”.

Representantes das empresas associadas ao GT Sociedade, na 3ª Reunião Técnica, sediada pela Suzano. Um dos temas discutidos na ocasião foi a “integração e sinergia entre as equipes técnicas operacionais e sociais”.

Essas equipes garantem que as práticas adotadas estejam alinhadas aos valores e objetivos sociais da empresa, atuando de forma ética e sustentável em todas as áreas do negócio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A atuação social de uma empresa é um aspecto fundamental para o seu sucesso e impacto na sociedade. É através dessa atuação que a empresa demonstra seu compromisso com questões sociais, ambientais e de sustentabilidade, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Porém, a atuação social não é resultado apenas de esforços individuais ou de uma única equipe. Ela é um reflexo da articulação interna entre as equipes sociais e operacionais, que trabalham em conjunto para incorporar a responsabilidade social no âmbito organizacional. A dinâmica de interação entre essas equipes é de extrema importância, quando há uma articulação eficiente e coesa entre elas, é possível alcançar resultados mais significativos e positivos.

Registro da visita as comunidades assistidas pela Suzano, durante a 3ª Reunião técnica do GT Sociedade.

A troca de conhecimentos, experiências e perspectivas entre as equipes sociais e operacionais enriquece o processo de tomada de decisão, permitindo a implementação de ações mais eficazes.

Quando todos os colaboradores compreendem e compartilham dos mesmos valores e objetivos sociais da empresa, há uma maior adesão às práticas de responsabilidade social e um engajamento mais forte com as ações desenvolvidas. Ela trabalha em sinergia, estimulando a criatividade, a inovação e o pensamento colaborativo. Isso possibilita o desenvolvimento de soluções mais robustas e sustentáveis para os problemas sociais e ambientais enfrentados. Portanto, promover a interação entre as equipes técnicas sociais e operacionais é essencial para o sucesso da atuação da empresa nos territórios em que ela está inserida. Uma equipe coesa e integrada fortalece a responsabilidade social como um pilar estratégico da organização, ampliando suas chances de obter resultados positivos e de gerar um impacto significativo na sociedade.

 

As associadas do GT Sociedade já estão à frente na discussão desse tema tão importante. A sua empresa não pode ficar de fora! Junte-se às líderes do setor, venha ser uma associada do GT Sociedade. Entre em contato!