Projeto Tolerância a Seca

Cerca de 150 mil hectares de florestas plantadas, somente no estado de Minas Gerais foram perdidas devido à escassez hídrica

 

São 150 ha de florestas plantadas perdidas, um número que assusta, mas que pode ser uma triste realidade devido as variações climáticas. Entretanto, essa situação reuniu 15 empresas do setor florestal em um projeto cooperativo: Tolerância a Seca UFV.   

Em seu quinto ano de atuação, o projeto tem como objetivo desenvolver genótipos de Eucalyptus tolerantes ao déficit hídrico (progênies e clones) que possuam produtividade igual ou superior aos materiais genéticos atualmente disponíveis para plantio nas grandes empresas do setor florestal brasileiro. Importantes resultados já foram desenvolvidos até o momento, desde o processo de hibridação em viveiro, propagação vegetativa via clonagem individual de famílias, instalação de testes com os melhores indivíduos híbridos e análises genéticas.   

O projeto conta com híbridos de até cinco espécies, visando ter a estabilidade de produção e a heterose da conjugação de um número maior de espécies na composição do híbrido. O projeto conta ainda com uma rede de testes de progênies e testes clonais espalhados por seis estados brasileiros, além de um robusto estudo de fisiologia da tolerância à seca.   

O professor do Departamento de Engenharia Florestal, Gleison dos Santos, coordena o projeto e conta com o apoio dos coordenadores operacionais, Camila Paixão e Pablo Nunes. O projeto também conta com estudantes de graduação, doutorado e pós-doutorado.  

O projeto está em execução e continuará trazer mais resultados importantes, como os resultados das medições em campo, que trarão mais robustez as análises de ranking dos clones. Em breve teremos alguns novos cultivares que iniciaram na UFV espalhados em plantios comerciais em todo o Brasil com a capacidade de serem tolerantes à seca.     

Gostou do projeto? Então fique ligado! Continue acompanhando nosso blog para conhecer mais sobre os projetos da Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV