Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa recebe cabeçote de Feller-Buncher da empresa CJR Florestal

O Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no mês de janeiro de 2023, por meio do GT Colheita e Logística Florestal da Sociedade de Investigação Florestal/UFV, foi contemplado pela empresa CJR Florestal com um cabeçote de Feller-Buncher, implemento utilizado no processo de derrubada e enleiramento das árvores durante a operação de colheita florestal no sistema Full-Tree. A doação do cabeçote é de fundamental importância para o departamento visto que será utilizado de forma didática nas disciplinas e contribuirá na formação dos futuros engenheiros (as) florestais da instituição.

A CJR Florestal é um importante braço de negócio do Grupo Santos & Dias, presente no mercado desde 2011 e atua na prestação de serviços de colheita florestal, transporte de madeira e operações em pátios de biorredutor, plantas industriais e produção própria de carvão vegetal. Hoje a CJR está presente nos estados de Minas Gerais, Bahia, e Mato Grosso do Sul, atendendo ativamente aos principais clientes dos setores de siderurgia e celulose. A empresa é também associada ao GT Colheita e Logística Florestal.

O cabeçote doado encontra-se no Laboratório de Ergonomia e Colheita Florestal (LABERGO) e será, inicialmente, utilizado nas aulas práticas das disciplinas de Colheita Florestal da graduação e pós-graduação. Os estudantes poderão ter um contato mais próximo com o implemento e visualizar de perto suas particularidades, fato muito importante devido à dificuldade em ter uma máquina de grande porte nas dependências da Universidade.

O Grupo Temático Colheita e Logística Florestal, nos nomes dos Professores Arthur Araújo, Bruno Schettini e Luciano Minette, e do Departamento de Engenharia Florestal da UFV, agradecem a CJR Florestal pela doação do cabeçote, através do seu sócio-diretor Rodrigo Nogueira e a gerente Cristina Aun pela parceria com a Universidade. A CJR é uma empresa que acredita no potencial desenvolvedor da Universidade e sem dúvida está contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados, que irão colaborar para o desenvolvimento deste importante setor.

Sua empresa ainda não faz parte do Grupo Temático? Entre em contato conosco e nos conheça melhor!

Autores: Vitor Moreira e Nicolas Matos