EMBRAPII Ciclo 2 expande oportunidades de apoio às startups

O Ciclo 2 da Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV teve atualizações e está cheio de novidades! Venha conferir como impulsionar a sua startup no mercado! 

O “Startups Ciclo 2” possibilita que projetos em parceria com startups obtenham apoio subsequente no desenvolvimento de produtos comercializáveis, de modo que tecnologias já desenvolvidas com recursos da EMBRAPII no Ciclo 1 possam se transformar de fato em produtos ou serviços.

Essa habilitação proporcionou a chegada de mais 6.000.000,00 (seis milhões) de reais para a Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV, com financiamento de até 75% pela Unidade com recursos não reembolsáveis.

A nova atualização do Ciclo 2, denominada Programa EMBRAPII Lab2Mkt, tem o objetivo de ampliar ainda mais o apoio financeiro às startups que já tenham sido apoiadas na etapa pré-competitiva de desenvolvimento tecnológico. O foco deste novo programa sequencial é de natureza pré-comercial, preferencialmente, em projetos startups deep tech (startups com maior densidade tecnológica embarcada em seus produtos e serviços, tais como inteligência artificial, materiais avançados, biotecnologia, entre outros).

Fique ligado nas novidades!

Condições para sua startup participar

Serão elegíveis ao apoio em Ciclo 2 os projetos EMBRAPII de startups que tenham cumprido os termos contratuais do Ciclo 1 e que tenham obtido resultados tecnológicos favoráveis à sua continuidade (ainda que o projeto tenha alcançado o TRL 6 fora de uma Unidade EMBRAPII).

A Unidade EMBRAPII pode permitir a entrada diretamente em Ciclo 2 de projetos de startups que ainda não tenham sido apoiados pela EMBRAPII, desde que tenham obtido resultados tecnológicos favoráveis e estejam em maturidade mínima necessária. Esta última condição pode ser atestada preferencialmente pela participação em programas públicos de fomento a startups.

Considerando a natureza dinâmica das startups e do mercado e as características intrínsecas dos projetos de inovação, será permitida a execução do projeto Ciclo 2 em fases anteriores de desenvolvimento desde que tenha sido identificada a necessidade de ajustes na tecnologia ou no produto em resposta a alguma interferência externa. Por exemplo, adequação a certificações, novas tecnologias ou produtos disponíveis, novo mercado de atuação e outros. Se justifica caso a tecnologia tenha sido desenvolvida com o apoio da EMBRAPII, e se o projeto de Ciclo 1 correspondente tenha sido desenvolvido pela mesma Unidade EMBRAPII.

Ficam autorizados também os dispêndios de operação e produção de lote piloto (número razoável para validação do processo produtivo e execução de testes com os “cabeças de série”). São estes:

  • certificações;
  • homologações;
  • assessoria para modelagem de negócios e modelagem financeira;
  • serviços de design;
  • serviços de tecnologia da informação e comunicação;
  • serviços de experiência do usuário/cliente;
  • serviços de marketing;
  • incubação ou aceleração das startups;
  • entre outros serviços necessários ao acesso ao mercado.

Tais dispêndios também ficam limitados ao período de duração do projeto e necessariamente devem estar vinculados ao projeto EMBRAPII.

Essas novas oportunidades chegam para ajudar você, CEO de startup, a impulsionar seus produtos inovadores no mercado consumidor de maneira ágil e econômica.

Gostou? Não perca essa oportunidade! Nós da Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV estamos prontos para te atender.

Entre em contato com a Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV para mais detalhes!