EVENTO SIF | O maior Fórum sobre Carvão Vegetal do Brasil foi um sucesso!
Maior evento sobre carvão vegetal do Brasil bate recorde de participantes e alcança desde o pequeno produtor às grandes empresas!
A sexta edição do Fórum Nacional sobre Carvão Vegetal, evento promovido pela SIF, se encerrou na última quarta-feira (21), reunindo mais de 400 pessoas, 137 empresas do setor florestal, 13 universidades e 7 associações brasileiras, durante os dias 20 e 21 de setembro, no Centro de Convenções e Eventos (AMMG), em Belo Horizonte-MG.
O evento abrangeu desde o pequeno produtor, dentre eles, produtores contemplados pelo Projeto Siderurgia Sustentável interveniado pela SIF e desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em parceria com o Laboratório de Painéis e Energia da Madeira (LAPEM – UFV) até as maiores empresas do setor florestal produtoras de carvão vegetal.
O VI Fórum Nacional sobre Carvão Vegetal contou com a presença de inúmeros profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e entusiastas da matéria-prima do momento para a produção de energia, o carvão vegetal. Palestras, painéis empresariais, apresentação de trabalhos científicos, stands e premiações tomaram conta dos dois dias de evento, além de muito networking entre todos os presentes!
Grandes referências do setor florestal estiveram conosco em 4 painéis:
– MERCADO
Painel moderado pelo Sebastião Valverde, professor e chefe do Departamento de Engenharia Florestal da UFV e Diretor Geral da SIF. Os temas abordados contemplaram desde a preocupação com o apagão florestal às perspectivas do mercado siderúrgico para o carvão vegetal, os desafios e as oportunidades do carvão vegetal na produção de ligas metálicas e a contribuição do carvão vegetal na descarbonização da economia.
As palestras foram realizadas por nomes de peso: Adriana Maugeri (AMIF), Fausto Varella (Sindifer), Átila Benito (MINASLIGAS), Rogério Acayaba (MINASLIGAS) e Fábio Marques (Plantar Carbon).
– MATÉRIA-PRIMA E PROCESSO
A professora Cássia Carneiro (DEF – UFV) e Coordenadora do LAPEM, moderou o painel matéria-prima e processo. Este painel tratou de temas como o desempenho de Corymbia e bambu para a produção de carvão vegetal, bem como a produção de carvão vegetal a partir de resíduos de manejo sustentável da Amazônia. Além disso, aspectos do processo, como automação de fornos, resfriamento, materiais construtivos e tendências na produção de carvão vegetal sustentável foram temas discutidos pelos palestrantes Gleison dos Santos (UFV), Rodrigo Nascimento (SIF), Prof. Thiago de Paula Protásio (UFRA), Túlio Jardim Raad (Carboraad), José Maria de Paula (ArcelorMittal), Ézio Vinícius dos Santos (Aperam), Wellington Almeida (Gelf Siderurgia), Celso Dotta (D&A Consultoria)
– COPRODUTOS
O painel moderado pela Iara Demuner, professora do Departamento de Engenharia Florestal da UFV, discutiu temas que envolvem alternativas para mitigar emissões de gases do efeito estufa, os desafios e oportunidades do extrato pirolenhoso e do alcatrão vegetal, geração termelétrica com gás de pirólise, dentre outros temas como a carbonização contínua e sistemas móveis de produção de carvão vegetal contando com a presença de Augusto Valência (Biomtec), Adriana Vilela (EPB), José Dilcio Rocha (EMBRAPA), Daniel Barcellos (Silveira), Lucas Freitas (Vallourec), Fernando Latorre (Latorre Consultoria) e Osvane Abreu (Fahre).
– ESG
Moderado pelo Leonardo Chagas, Gerente Florestal da Saint-Gobain PAM Bioenergia e membro do Conselho Fiscal da SIF. Neste painel, foram apresentadas práticas ESG na cadeia produtiva de carvão vegetal com Márcia Silva de Jesus (IBÁ) e aspectos do mercado de carbono e a produção de carvão vegetal com Pedro Figueiredo (NET). Nívea Vieira, consultora social, dialogou sobre a redução da desigualdade de gênero na produção de carvão vegetal, Câncio Andrade (ASIFLOR) apresentou estratégias para a transferência de tecnologias para os pequenos e médios produtores de carvão e Roosevelt Almado (GERDAU) finalizou o painel expondo os desafios do setor e as formas de vencê-los, visando uma produção sustentável.
Além dos painéis, foram exibidos 39 trabalhos científicos sobre os mais diversos temas, desde alternativas para a secagem artificial da madeira até o resfriamento do carvão vegetal. Os melhores trabalhos foram premiados em 6 categorias:
CATEGORIA MATÉRIA-PRIMA: A segregação de resíduos madeireiros da Amazônia melhora a produtividade de fornos de alvenaria?
Michael Douglas Roque Lima; Irislane Vieira Santos; Elvis Vieira dos Santos; Paulo Ricardo Gherardi Hein; Paulo Fernando Trugilho; Thiago de Paula Protásio
CATEGORIA PROCESSO: Curvas de carbonização e qualidade do carvão vegetal de híbrido de Corymbia citriodora x Corymbia torelliana
Francisco Damião Rodrigues Martins; Ricardo José Tauffer Barros; Camila Batista da Silva Lopes; Evanderson Luis Capelete Evangelista; Dandara Paula da Silva Guimarães; Pedro Augusto Teixeira de Oliveira
CATEGORIA DESENVOLVIMENTO: Finos de carvão vegetal como alternativa de reforço para matrizes poliméricas
Fabíola Martins Delatorre; Allana Katiussya Silva Pereira; Álison Moreira da Silva; Gabriela Fontes Mayrink Cupertino; Tayná Rebonato Oliveira; Ananias Francisco Dias Júnior
CATEGORIA COPRODUTO: Secagem e pré-pirólise da madeira utilizando os gases combustos do queimador
Camila Batista da Silva Lopes; Ricardo José Tauffer Barros; Evanderson Luis Capelete Evangelista; Luiza Assis Ribeiro; Pedro Augusto Teixeira de Oliveira; Francisco Damião Rodrigues Martins
CATEGORIA SUSTENTABILIDADE: Combustão espontânea de carvões vegetais?
Bruna Duque Guirardi; Amanda Romagnia de Oliveira; Letícia Costa Peres; João Felipe Fernandes de Souza; Benedito Rocha Vital; Angélica de Cássia Oliveira Carneiro
CATEGORIA APRESENTAÇÃO EM BANNER:
Técnica para a separação de carvão vegetal de madeira de nativa e de eucalipto
Welliton Lelis Cândido; Gabriela Ferreira da Silva; Êmilly Wakim de Almeida; Benedito Rocha Vital; Angélica de Cássia Oliveira Carneiro, Raquel Júlia Cipriano dos Santos
O VI Fórum Nacional sobre Carvão Vegetal é pegada neutra! Contribuindo com as metas globais de enfrentamento as mudanças climáticas, serão plantadas 11 árvores, neutralizando o equivalente da produção de gases de feito estufa emitidos durante o evento (1,99 toneladas de CO2). O processo de quantificação e neutralização das emissões de carbono do Fórum foi realizado pelo projeto Neutralize.
Em sinergia com as demandas do mercado de carvão vegetal e com a significativa evolução do nível de tecnologia empregado nessa produção, o VI Fórum Nacional sobre Carvão Vegetal protagonizou debates engajados e um extraordinário networking entre empresas e profissionais da área, fomentando cada vez mais o desenvolvimento do setor florestal brasileiro.
Um agradecimento especial aos patrocinadores e a toda equipe SIF e LAPEM, sem os quais não seria possível a realização deste evento!
Saiba mais sobre os próximos eventos e treinamentos SIF no nosso site!