Retorno dos encontros presenciais: Saint-Gobain PAM Bioenergia recebe o GT Carvão Vegetal Sustentável para a 1ª Reunião Técnica de 2022

Depois de dois anos de apenas encontros online, a primeira Reunião Técnica de 2022 do GT Carvão Vegetal Sustentável aconteceu nos dias 24 e 25 de março em Bom Jardim de Minas – MG, reunindo representantes de empresas referência na produção de carvão vegetal. O evento foi marcado pela participação da Aperam, ArcelorMittal, Gelf, Gerdau, Vallourec e das mais novas empresas integrantes do GT, Metalsider e Vetorial, que foram recebidas pela anfitriã Saint-Gobain PAM Bioenergia.
Membros do GT Carvão Vegetal Sustentável em torno do banner do evento descrevendo a 1ª Reunião Técnica do GT Carvão Vegetal Sustentável em 2022 e desejando boas vindas. Há pessoas no lado direito e esquerdo do banner, que está posicionado ao centro. A foto é ao ar livre, com fundo verde da vegetação, durante o dia. Há pessoas em pé e agachadas.

1ª Reunião Técnica do GT Carvão Vegetal Sustentável de 2022 na Saint-Gobain PAM Bioenergia, em Bom Jardim de Minas – MG

 O tema da reunião técnica foi “Resfriamento dos Fornos de Carvão Vegetal: Desafios, oportunidades e avanços” e no primeiro dia de evento, as empresas participantes mostraram, em forma de seminário, suas perspectivas sobre o tema, o que vem sendo realizado e o que falta dentro do setor para a otimização desta etapa tão importante para a produção de um carvão vegetal de qualidade e alto rendimento. Além disso, foram apresentados os Indicadores de Performance e Qualidade da Produção de Carvão Vegetal, possibilitando importantes insights para a melhoria de processos nas empresas que compõem o grupo e propostas de novos e audaciosos projetos colaborativos.
Membros do GT Carvão Vegetal Sustentável sentados no auditório da Saint-Gobain PAM Bioenergia durante o seminário do primeiro dia de evento.

DIA 1 – Seminário sobre o tema “Resfriamento dos Fornos de Carvão Vegetal: Desafios, oportunidades e avanços”

Membros do GT Carvão Vegetal Sustentável sentados no auditório da Saint-Gobain PAM Bioenergia para o seminário do primeiro dia de evento.

DIA 1 – Seminário sobre o tema “Resfriamento dos Fornos de Carvão Vegetal: Desafios, oportunidades e avanços”

 
Ainda no primeiro dia, o gerente executivo da SIF, Rodrigo Nascimento de Paula, falou sobre as oportunidades de desenvolvimento de projetos via SIF e EMBRAPII, despertando grande interesse no grupo e a discussão de algumas propostas.
 
No segundo dia de evento, foi realizada uma visita técnica às instalações da Saint-Gobain PAM Bioenergia, na qual foi possível conhecer a estrutura da empresa para análise da matéria-prima e do carvão vegetal produzido, a planta de carbonização, os sistemas de monitoramento e auxílio à tomada de decisão, além de uma  produtiva discussão sobre o futuro do mercado de carbono.
Membros do GT Carvão Vegetal Sustentável vistando a planta de carbonização da Saint-Gobain PAM Bioenergia.

DIA 2 – Visita Técnica às instalações da empresa Saint-Gobain PAM Bioenergia

 

Fechamos com excelência toda a agenda programada e saímos com os próximos passos definidos, com data e local da próxima reunião técnica marcados e excelentes encaminhamentos. Foi uma experiência muito valiosa e que já está trazendo bons frutos para o GT.

Não podemos deixar de fazer um agradecimento especial ao Coordenador Geral do GT Carvão Vegetal Sustentável, Leonardo Chagas de Sousa e também a toda equipe da Saint-Gobain PAM Bioenergia pela recepção impecável e acolhimento. Também gostaríamos de agradecer a todo suporte da equipe SIF para que o evento fosse um sucesso.

Confira alguns depoimentos dos participantes:

“A primeira Reunião Técnica do GT Carvão Vegetal Sustentável foi incrível. A começar pela organização e receptividade por parte da SIF e da nossa anfitriã Saint-Gobain que foram irretocáveis. Foi possível ver o cuidado que tiveram em cada detalhe. Com relação ao conteúdo, tivemos uma troca de experiências muito rica com discussões de extrema relevância sobre o resfriamento dos fornos. Foi ótimo conhecer as boas práticas que estão sendo realizadas nas empresas referências do nosso setor. Tenho certeza que esse nosso encontro irá agregar muito valor à produção de carvão da Vallourec. Obrigada GT Carvão Vegetal Sustentável por nos conectar e nos proporcionar momentos de grande aprendizado. Estamos ansiosos pelo próximo!” – Anyelle Viana, Técnica de Processos na Vallourec

 

“A Vetorial gostaria de agradecer primeiramente pela aprovação de entrada no GT Carvão Vegetal Sustentável, pela receptividade de todos os presentes e pela organização do encontro por parte da Saint-Gobain PAM Bioenergia e SIF. Foi um momento extremamente proveitoso, agradável e motivador para buscarmos a evolução constante nos nossos processos. Estaremos sempre à disposição para contribuir no que for possível para as melhores práticas na produção de carvão vegetal e trocas de experiências entre as empresas”Nívea Lima, Coordenadora de Processos na Vetorial Energética
“Participar como representante da Metalsider em sua estreia como membro do GT Carvão Vegetal Sustentável foi uma satisfação imensa. A Reunião Técnica superou as expectativas, devido a qualidade das informações técnicas compartilhadas, potencial de inovação e desenvolvimento. Mas o mais importante, foi o empenho demonstrado conjuntamente, por todas as empresas parceiras, para promover a melhoria contínua do setor de carvão vegetal, tonando-o efetivamente cada vez mais sustentável”Vinícius Teixeira, Gerente de Produção de Biorredutor na Metalsider
“A retomada das atividades presenciais do GT Carvão Vegetal Sustentável com a realização da Reunião Técnica é essencial para continuarmos avançando no desenvolvimento do setor. O tema “Resfriamento” é hoje, um gargalo, comum a todas as empresas participantes do nosso grupo. Poder compartilhar as experiências da GELF tocantes ao assunto é fundamental para propor novos projetos de desenvolvimento e tentar reduzir o tempo nessa operação” – Laura Lima, Coordenadora de Suporte Técnico – Depto de Desenvolvimento de Projetos na Gelf.
Foto de Dandara Guimarães, Coordenadora Operacional do GT Carvão Vegetal Sustentável

Dandara Guimarães
Engenheira Florestal | Mestranda em Ciência Florestal | Coordenadora Operacional do GT Carvão Vegetal Sustentável

 

 

 

 

 

 

 

 

Cássia Carneiro Engenheira Florestal | Mestre e Doutora em Ciência Florestal | Líder Técnica do GT Carvão Vegetal Sustentável