I Workshop NORTE/NORDESTE-BR sobre Corymbia: Oportunidades & Desafios.

No início desse ano, entre os dias 19 e 20 de janeiro a Universidade Federal de Viçosa, a SIF e a SINOBRAS realizaram em parceria com a EMBRAPII, o I Workshop Norte/Nordeste sobre Corymbia, para discutir oportunidades e desafios. O evento aconteceu em dois viveiros fornecedores de mudas para a SINOBRAS e contou com a participação de empresas florestais do Pará, Maranhão e Tocantins. Dentre os participantes estavam os membros do Grupo Dako, Marka Florestal e Enraize/Viena Siderurgia, SIF/UFV e SINOBRAS.

A SIF elaborou um projeto visando estudar os gargalos na disponibilidade de mudas e oportunidades de redução de custo de produção. Os experimentos serão conduzidos na UFV e nas empresas de forma conjunta e cooperativa.

         

Durante o primeiro dia os participantes visitaram o Viveiro Enraize/Viena no município de Açailândia-MA, onde tiveram oportunidade de dialogar sobre os desafios da silvicultura e propagação massal voltado a siderurgia.

Na ocasião o professor Gleison dos Santos e o pesquisador Alex Freitas, representantes da SIF, abordaram os aspectos tecnológicos conectados a oportunidades de melhorias operacionais na cultura das espécies do gênero Corymbia e seus híbridos. Os empresários, gestores e técnicos da Enraize/Viena e SINOBRAS apresentaram os clones cultivados e as técnicas empregadas no processo operacional, assim como as prioridades em inovação.

O segundo dia do evento foi marcado pela visita ao Viveiro Marka em Carolina-MA, com capacidade para 40 milhões de mudas. Dentre os temas abordados esteve as inovações tecnológicas em melhoramento, propagação e conservação das espécies e híbridos do gênero Corymbia e a implantação do projeto cooperativo para garantir o fornecimento de mudas dos clones superiores adaptados aos sites de Tocantins, Maranhão e Para.

         

Em meios às deliberações do evento está a liderança da SIF/UFV no desenvolvimento de um projeto cooperativo de análise das oportunidades de melhoria do fornecimento dos genótipos superiores.

Segundo Alex Freitas, pesquisador SIF/UFV especialista em Viveiros, o evento foi um grande sucesso devido a interação e desejo dos participantes de trocar conhecimentos sobre os temas propostos.”…o caminho mais rápido para o desenvolvimento tecnológico é a transferência de tecnologia entre todos os atores do setor florestal local, estamos felizes em participar deste momento histórico para a cultura de Corymbia na região.”

O Professor Gleison dos Santos, Diretor Científico da SIF que vai liderar o processo junto as empresas e a UFV, ressaltou que está é uma ação inovadora da SINOBRAS e que o potencial sinérgico desta metodologia de inovação é a melhor forma de acelerar a operacionalidade de um novo conhecimento, e afirmou: “todo o Brasil ganhará com essa iniciativa”.