CAPES aprova financiamento para evento sobre Corymbia da SIF
Corymbia Inovation
Corymbia é um gênero de árvores, também comumente chamadas de Eucalipto, no qual foram incluídas 113 espécies. Dentre essas, as espécies mais difundidas no Brasil são: Corymbia citriodora, Corymbia torelliana e Corymbia maculata. As árvores desse gênero possuem acelerado crescimento, madeira de alta densidade e grande tolerância à seca. Sua madeira é usada principalmente como lenha, carvão, moirões, postes, madeira de escoramento, vigas de construções, dormentes, entre outros.
Acredita-se que espécies do gênero Corymbia, ainda pouco estudadas, podem agregar à indústria florestal, sobretudo por conta da alta densidade da madeira, boa tolerância a pragas e a doenças, e diversos outros fatores que garantem qualidade para produção de carvão e celulose.
Pensando nisso, a SIF está preparando um evento para promover discussões qualificadas acerca do tema, o Corymbia Innovation. A intenção é unir os maiores especialistas da área para apresentar as tecnologias que já foram desenvolvidas bem como fomentar a inovação em silvicultura, manejo, uso industrial, etc.
Prova da relevância de ações técnico-acadêmicas dedicadas ao gênero Corymbia, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, aprovou financiamento substancial para o evento, apostando no potencial de geração de valor.
Segundo o Prof. Glêison Augusto dos Santos, Diretor Científico da SIF e pesquisador da área de melhoramento genético e inovação tecnológica, “As espécies do gênero Corymbia oferecem fibras florestais que podem deixar o setor florestal brasileiro ainda mais competitivo em escala mundial.”
Apostar em novas matérias primas de alta densidade pode ser crucial para que o setor florestal brasileiro continue na vanguarda sem abrir mão do tripé da sustentabilidade: economicamente viável, ambientalmente sustentável e socialmente justo. Acompanhe as redes sociais da SIF e fique por dentro dos próximos eventos.