O que é a matriz da Qualidade Total

Desde os primórdios da era industrial as empresas se preocupam com a qualidade, não sendo, portanto, uma questão recente. O que se pode considerar recente é a preocupação com o processo, aplicado de forma geral aos meios utilizados para entrega de valor aos clientes. Essa preocupação de forma ampla é conhecida como Qualidade Total.

Nesse contexto, a Qualidade Total é um processo que visa o aperfeiçoamento contínuo da organização, o que indica a necessidade de que sejam realizadas constates avaliações do que está sendo feito. Tais avaliações devem estar centradas tanto no processo de produção quanto no próprio produto (tangível ou não). No primeiro caso, trata-se de acompanhar as atividades de execução, verificando a forma como estão ocorrendo alterações propostas pelo Programa. No segundo, podem-se determinar os resultados finais. Este esforço de estudo e análise, mais que qualquer outro, está centrado em tudo aquilo que foi efetivamente implantado.

De acordo com Campos (1992), a forma com que a qualidade total é controlada, controle da qualidade total ou TQC, é regida pelos seguintes princípios:

  • Produzir e fornecer produtos/serviços que atendam às necessidades dos clientes;
  • Garantir a sobrevivência da empresa por meio do lucro contínuo adquirido pelo domínio da qualidade;
  • Identificar problemas críticos e os solucionar respeitando a ordem de prioridade;
  • Tomar decisões baseadas em evidência;
  • Gerenciar por processos;
  • Lembrar que o cliente tem a razão;
  • Não permitir saída de produtos defeituosos;
  • Procurar prevenir a origem de problemas sempre da forma mais proativa possível;
  • Nunca permitir que um problema se repita pela mesma causa;
  • Respeitar os colaboradores como seres humanos independentes;
  • Definir e garantir a execução da visão e estratégia da empresa.

 

Ainda segundo Campos (1992), para que as empresas sobrevivam é necessário ampliar a preferência dos clientes. Colocar no mercado produtos que melhor se adequem as suas necessidades, com alta qualidade e baixo custo e preços competitivos, atendimento no prazo, local e quantidade correta, clientes e pessoas envolvidas no processo produtivo tenham segurança na produção e consumo. Como alicerce de todos esses itens esta produção deve acontecer em um ambiente de satisfação, realização e amor pelo trabalho (moral). Estas questões são representadas pelos componentes da Matriz da Qualidade.

 

Concluindo: A qualidade não se restringe à qualidade intrínseca do produto/serviço, levando em conta o custo, atendimento, moral e segurança. Além desses pontos a questão ambiental vem ganhando destaque nos atualmente, movimento exemplificado pela existência da ISO 14001, assim esses aspectos também foram incluídos na matriz da qualidade.

 

Referências:

CAMPOS, Vicente Falconi. TQC–Controle da Qualidade Total (no estilo japonês), 6ª Edição. Fundação Christiano Ottoni, 1992.

TRINDADE, C. et al. Gestão e controle da qualidade na atividade florestal. Viçosa: Editora UFV, ed. 2, 2017.

 

 

João Victor Ribeiro Santos

Engenheiro de Produção

Coordenador Operacional do GT Qualidade Florestal

 

 

 

Prof. Laércio Jacovine

Doutor em outorado em Ciência Florestal

Líder Técnico do GT Qualidade Florestal