As principais ferramentas para análises de dados na Gestão da Qualidade

Um dos principais problemas da Gestão da Qualidade é a transformação dos dados em informações relevantes para a produção. A falta de tratamento de dados faz com que as organizações percam informações valiosas, que teriam impactos relevantes nos resultados.

A boa notícia é que, com o avanço da tecnologia, atualmente temos vários softwares para a análise de dados. Essas manipulações permitem às empresas transformar um conjunto de números em informações para realizações de planos de ação estratégicos. Dessa forma trazemos aqui as principais ferramentas do mercado para coleta, armazenamento e tratamento estatístico dos dados usados para Gestão da Qualidade.

 

Excel

Excel é o mais famoso software para análise de dados por meio de planilhas eletrônicas. Dentre suas funcionalidades, temos as vantagens de ter a interface intuitiva, que permite criar tabelas, calcular e analisar dados. Ele também permite criar tabelas, gráficos, cálculos, desenhos simples, classificar, listar e ordenar dados e realizar a programação de arquivos por sua linguagem própria, VBA, tornando assim um dos softwares mais versáteis.

Como desvantagem o programa pode se tornar muito extenso e pelo tamanho do arquivo pode não funcionar corretamente. A falta de análises estatísticas complexas, dificulta realização de testes de hipóteses e a pouca variedade de gráficos pré-programados dificulta a visualização dos dados.

Interface do Excel

 

Minitab

O Minitab Statistical Software também é uma ferramenta para análise de dados baseada em planilhas. Ele permite examinar dados atuais e passados para encontrar tendências e prever padrões, revelar relações entre variáveis, visualizar interações de dados e identificar fatores importantes para responder até às perguntas e aos problemas mais complicados. Sua vantagem em relação ao Excel é justamente a presença de testes estatísticos complexos e de gráficos e figuras, comumente usadas nas análises de dados.

Como desvantagens a manipulação dos dados no programa é bastante restrita, suas opções de cálculos também deixam a desejar. Uma saída para esses problemas é utilizar o Excel e o Minitab em conjunto, o que permite solucionar a maior parte dos problemas estatísticos com facilidade.

Como diferenciais para a área de qualidade, o software permite a realização de:

  • Análise do sistema de medição
    • Estudos de medição
    • Análise de concordância por atributos
  • Cartas de controle
    • Variáveis, atributos
    • Multivariadas
    • Ponderadas pelo tempo
    • Gráficos de eventos raros
  • Análise de capacidade
    • Capability Sixpack
  • Amostragem de aceitação
  • Intervalos de tolerância
  • Histograma
  • Dendograma
  • Gráfico de observação individual

Interface do Minitab

Power BI

Mais uma ferramenta da Microsoft, o Power BI é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham juntos para transformar suas fontes de dados não relacionadas em informações coerentes e visualmente envolventes. Como benefícios essa ferramenta:

Facilita a conexão, modelagem e visualização dos dados, criando relatórios de fácil personalização com seus KPIs;

Permite a obtenção de respostas rápidas impulsionadas por IA para gestões de negócios;

Os relatórios criados podem ser exportados para o PowerPoint, o que facilita bastante as apresentações em reuniões ou eventos;

Também é possível se conectar a uma página da Web por meio do link de acesso, importar os dados tabulados e criar indicadores mostrando os dados de forma muito mais prática.

Interface do Power BI

Checkmob

O Checkmob é um Software para pesquisa de campo. Permite que a equipe de trabalho registre os dados nos smartphones ou tablets, que são automaticamente enviados para a nuvem, gerando relatórios e gráficos no sistema.

Os principais benefícios, desta ferramenta, são:

  • Não existe a necessidade de fazer a entrada de dados mais de uma vez;
  • O sistema registra onde e quando as coletas de dados foram realizadas;
  • Todas as informações ficam centralizadas em um único sistema;
  • O sistema funciona online e offline, disponibilizando relatórios personalizáveis e automáticos, além do sistema de BI.

Interface do Checkmob

KNIME Analytics Platform

A Plataforma KNIME Analytics foi projetada para ajudar as organizações a manipular, analisar e modelar dados por meio de programação visual. Em vez de escrever código, o KNIME permite que arrastem e soltem os pontos de conexão entre as atividades. A ferramenta de análise de dados oferece suporte à combinação de dados entre arquivos de texto simples, bancos de dados, documentos, imagens, redes e dados baseados no Hadoop em um único fluxo de trabalho visual.

A plataforma também permite:

  • Criar fluxos de trabalho visuais com uma interface gráfica intuitiva.
  • Modelar dados, como:
    • Apresentar parâmetros como média, quantis e desvio padrão.
    • Aplicar testes para validar uma hipótese, análises de correlação, normalização, conversão de tipo de dados e manipulação de valor ausente, detectar valores fora da faixa com algoritmos de detecção de anomalias e outlier;
    • Alavancar aprendizado de máquina e IA – criar modelos de aprendizado de, usando algoritmos avançados, incluindo deep learning, métodos baseados em árvore de decisão e regressão logística;
    • Descobrir e compartilhar informações – Visualizar dados com gráficos e exibir estatísticas.
    • Criar escalas de execução de trabalho – Elaborar protótipos de fluxo de trabalho para explorar abordagens de análise.

Interface do KNIME

R

R é um ambiente de software livre para computação e gráficos estatísticos. Sua linguagem de programação é de código aberto, amplamente utilizada para pesquisa em metodologia estatística. Ela possui o uso de diversas bibliotecas de trabalho, permitindo a manipulação de dados, cálculo e exibição gráfica. Os principais estudos estatísticos desenvolvidos na linguagem incluem modelagem linear e não linear, testes estatísticos clássicos, análise de séries temporais, classificação e agrupamento.

Interface do R

Outras opções

Além dos softwares citados existe uma infinidade de opções disponíveis atualmente no mercado. Para ajudar a localizar a opção que melhor se encaixe no seu contexto segue uma lista de fontes comerciais que disponibilizam ferramentas não citadas anteriormente:

 

 

Fontes usadas:

https://caetreinamentos.com.br/blog/ferramentas/ferramentas-para-analise-dados/

https://cio.com.br/7-ferramentas-gratuitas-de-analise-de-dados-que-voce-deve-conhecer/

https://www.voitto.com.br/blog/artigo/o-que-e-power-bi

https://www.aprenderexcel.com.br/2013/tutoriais/o-que-e-excel

https://powerbi.microsoft.com/pt-br/what-is-power-bi/

http://usuarios.upf.br/~pasqualotti/sta001/proestweb/softwares.htm

 

João Victor Ribeiro Santos

Engenheiro de Produção

Coordenador do GT Qualidade Florestal