O que são Limites de Controle?

Uma das ferramentas da Qualidade mais úteis para o controle dos processos é a carta de controle. Porém de nada adianta realizar a coleta de dados se não conseguimos extrair informação dela, sendo a mais importante delas saber se os dados coletados estão dentro da normalidade esperada para o processo. Dessa forma temos que determinar os limites aceitáveis para o controle.

 

Existem dois tipos de limites na Gestão da Qualidade, que são:

  • Limites de aceitação: Os valores que determinam se o cliente (interno ou externo) aceita o resultado do processo. Caso o resultado esteja entre os limites inferiores e superiores de aceitação o processo cumpriu seu objetivo.
  • Limites de controle: São os valores usados para controle interno. Caso os dados o ultrapassem, existe um indício que o processo não está se comportando da forma esperada, assim deve-se ligar um sinal amarelo e diminuir a variabilidade.

Caso os limites de controle sejam maiores que os de aceitação, não é necessário os medir. Nesse caso deve-se aumentar a capacidade do processo de produzir os resultados esperados, aplicando estratégias como o 6 Sigma. O cenário ideal é ter limites de controle inferiores aos de aceitação, dessa forma conseguimos colocar um sinal amarelo e um vermelho nas nossas operações, tendo maior capacidade de atuação.

Diferenciação entre limites de aceitação e controle

Como mensurar os limites?

No caso dos limites de aceitação seus valores são pré-determinados pelos clientes, seja em contrato, seja de forma informal. De toda a forma a empresa tem uma visão clara daquilo que é ou não aceitável para a entrega.

Já no caso dos limites de controle a tarefa é um pouco mais complexa. Eles dependem do comportamento da população. Dessa forma devemos aplicar técnicas estatísticas para os determinar.

Mensurando os limites de controle

Quando lidamos com uma característica da qualidade que é uma variável, necessitamos monitorar tanto a média da característica da qualidade quanto a sua variabilidade, medida pela amplitude. Assim devemos trabalhar com dois gráficos de controle em conjunto.

 

Para cálculo dos limites de controle da média devemos calcular a média (X-barra), a amplitude (R) e usar um coeficiente de cálculo (A2), que depende da amostragem feita. Nesse caso a fórmula usada é:

Equação para cálculo dos limites de controle da média

No caso da amplitude também é necessário o uso dos coeficientes. Muitas vezes o ideal é que não exista variação nos dados, dessa forma o limite inferior de controle de amplitude não seria necessário de ser calculado, seria zero. A fórmula usada para os limites de amplitude é:

Equação para cálculo dos limites de controle da amplitude

Para determinação dos coeficientes usa-se a tabela:

Coeficientes para calculo dos limites de controle

 

Para maiores informações consultar: Montgomery (2007).

 

Fontes usadas:

http://www.portalaction.com.br/controle-estatistico-do-processo/41-graficos-media-e-amplitude

https://edtisensei.zendesk.com/hc/pt-br/articles/360004030951-Como-calcular-os-limites-de-controle-dos-gr%C3%A1ficos-de-controle

 

João Victor Ribeiro Santos

Engenheiro de Produção

Coordenador do GT Qualidade Florestal