Setor de ferroligas é um dos que mais contribui para a balança comercial brasileira

 O setor de ferroligas e de silício metálico contribui significativamente para o produto interno bruto das localidades onde possui indústrias instaladas. Responsáveis pela produção de insumos para uma ampla cadeia produtiva de alto valor agregado, o setor de ferroligas tem participação especial na balança comercial brasileira.

Conforme dados relevantes do setor (ABRAFE, 2020), o setor se destaca como o 6º segmento mais superavitário dos últimos quatro anos, representando 7% da balança comercial brasileira. Além disso, gera mais de 80 mil empregos diretos e indiretos e possui arrecadação de impostos e tributos de mais de R$ 1,4 bilhão/ano.

As empresas do setor também realizam diversos investimentos em projetos de conservação, educação ambiental, tratamento de efluentes e gestão ambiental, além de florestamento e reflorestamento. As áreas de reflorestamento das empresas do setor totalizam cerca de 170 mil hectares, com 14% de replantio de novas árvores/ano. Conforme dados do Balanço Energético Nacional (EPE, 2019), o setor é responsável pelo consumo de, aproximadamente, 12% de todo o carvão vegetal produzido no país, totalizando 653 mil toneladas no ano de 2018, oriundo de florestas plantadas.

 

ABRAFE – Associação Brasileira dos Produtores de Ferroligas e de Silício Metálico; Dados Relevantes do Setor; Disponível em: < http://www.abrafe.ind.br/o-setor/dados-relevantes-do-setor > Acesso em 31 de março de 2020.
EPE – Empresa de Pesquisas Energéticas; Balanço Energético Nacional 2019, ano base 2018; Rio de Janeiro: EPE, 2019, 292p. Disponível em: < http://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-377/topico-494/BEN%202019%20Completo%20WEB.pdf >Acesso em 31 de março de 2020.

 

Humberto Fauller de Siqueira

Engenheiro Florestal

Coordenador Operacional do GT Ferroligas