Universidade Federal de Viçosa sedia a 5ª Reunião Técnica do GT Ferroligas
Nos dias 4 e 5 de novembro, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi palco da 5ª Reunião Técnica do GT Ferroligas, um dos principais encontros técnicos da área. Reconhecida como uma das instituições mais prestigiadas do Brasil, a UFV recebeu especialistas, pesquisadores e profissionais para dois dias de intensas discussões e troca de conhecimentos em torno do tema central: Aproveitamento de resíduos florestais. Foi uma oportunidade de compartilhar desafios, soluções, inovações e fortalecer a colaboração entre os participantes.
O primeiro dia do evento contou com palestras de uma série de especialistas, abordando, principalmente, estratégias para a produção de biochar a partir de resíduos florestais, o potencial de geração de créditos de carbono, a qualidade dos coprodutos da carbonização e os benefícios dos sistemas de gestão florestal. Essas discussões ofereceram uma visão abrangente das diversas possibilidades que os resíduos florestais podem representar, não apenas como uma forma de aproveitamento econômico, mas também como uma ferramenta importante para a mitigação das mudanças climáticas.
No segundo dia do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a infraestrutura de pesquisa da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foram visitados laboratórios que realizam estudos voltados para o aproveitamento dos coprodutos da carbonização e resíduos florestais. Entre eles, destacaram-se o LAPEM (Laboratório de Painéis e Energia da Madeira), o LCP (Laboratório de Celulose e Papel) e o LABMO (Laboratório de Matéria Orgânica e Resíduos), que desempenham papéis cruciais na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e processos sustentáveis.
O encontro possibilitou estreitar a colaboração entre a academia e a indústria, promovendo um ambiente de troca de conhecimentos e experiências. As discussões técnicas e as visitas aos laboratórios da UFV reforçaram a importância do aproveitamento sustentável dos resíduos florestais de modo a otimizar os processos florestais e industriais.
Quer saber um pouco sobre os encontros do GT Ferroligas?
Entre em contato!