Projeto Plástico Bambu
Você já usou plástico hoje né? Já pensou em morar em uma casa de plástico reciclado associado a fibras vegetais? O plástico que era um material até então tido como vilão da poluição ambiental, está perto de ser tornar um produto sustentável?
O plástico está presente em nosso cotidiano, isso é um fato que ninguém pode negar, pois todos nós usamos plástico em algum momento no dia a dia. Entretanto, já é conhecido que ele representa uma séria ameaça ambiental, social e econômica, sendo uma grande fonte de poluição, quando descartado de forma inadequada. Dessa forma, medidas a fim de mitigar os impactos negativos dessa matéria prima e torná-la sustentável vem sendo o foco da comunidade cientifica nos últimos anos.
Com o foco de sustentabilidade aliado a oportunidade de negócios, foi desenvolvido o projeto Plástico Bambu, coordenado pelo professor Vinicius Castro, do Departamento de Engenharia Florestal (DEF/UFV), em parceria com a startup Tetris. O projeto teve como objetivo avaliar diferentes misturas para produção de tábuas e de filamentos contendo bambu e plástico reciclado (PVC e PLA).
O projeto contou com toda caracterização do bambu gigante Dendrocalamus asper (densidade, absorção de água e propriedades mecânicas) e testes das propriedades físicos, mecânicos e de combustibilidade dos filamentos e das tábuas de plástico + bambu. Após todos os testes e análises, foi entregue o novo produto: as tábuas resultantes do compósito plástico+bambu feitas em impressora 3D e em extrusora industrial.
Os resultados obtidos foram tão promissores que possibilitou o avanço do projeto para uma fase 2, onde será construído um protótipo de uma casa usando as novas tábuas sustentáveis para confecção de paredes, piso, teto e alguns mobiliários. Além disso, o projeto gerou uma nova patente e mostra que o plástico reciclado associado a fibras vegetais é um produto sustentável uma realidade mais próxima que você imagina.
Gostou do projeto? Acompanhe o blog da Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV para mais novidades!