GT FERROLIGAS VISITA: APERAM BIOENERGIA

No dia 15 de maio, o GT Ferroligas, representado pelas empresas Minasligas, Liasa, Bozel e o grupo Maringá, se reuniu na empresa APERAM BioEnergia para mais uma visita técnica. Conhecemos o viveiro de mudas florestais e a tecnologia de carbonização horizontal contínua. A visita teve início no laboratório de entomologia, onde foram apresentadas as principais pragas do eucalipto, como o psilídeo-de-concha, o percevejo bronzeado, a lagarta e a formiga cortadeira, além de seus inimigos naturais. O manejo e controle de pragas com o uso de inimigos naturais foi destacado como uma alternativa eficiente.

Na sequência, o grupo conheceu o viveiro de mudas florestais da APERAM, notável pela qualidade dos materiais genéticos produzidos. O programa de melhoramento genético visa produzir clones superiores para a produção de carvão vegetal, com destaque para o gênero Corymbia, devido à sua elevada densidade.


O ponto alto da visita foi o reator horizontal contínuo de carbonização na unidade de Capelinha – MG. Fomos recebidos pelo engenheiro responsável e por Fernando Latorre, um dos idealizadores da tecnologia. Visualizamos todo o processo de produção de carvão vegetal e o sistema de controle da tecnologia.

Esse momento proporcionou uma valiosa oportunidade para os profissionais do setor de ferroligas trocarem experiência e conhecimento, destacando as práticas inovadoras e eficientes da APERAM BioEnergia.

Ficou curioso e quer conhecer um pouco mais sobre o GT Ferroligas? Entre em contato!