Green Rio: debate e promoção da bioeconomia no Brasil 

A Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV está sempre atenta a todas novidades e discussões. Por isso marcou presença no Green Rio! 

 

Dos dias 31 de agosto a 02 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro, ocorreu o Green Rio, um dos maiores eventos voltados para negócios, inovação e pesquisa em bioeconomia e economia verde.  

“O Green Rio 2023 foi uma experiência verdadeiramente transformadora. Durante os três dias repletos de energia e inovação, este evento superou as expectativas, trazendo à tona soluções concretas para os desafios ambientais que enfrentamos e um universo de possibilidades sustentáveis”, disse Silas Tadin, analista de projeto da unidade que compareceu no evento. 

No centro da cidade maravilhosa foram reunidos líderes mundiais em sustentabilidade, cientistas visionários, empreendedores inspiradores e defensores do meio ambiente. No evento, debates profundos sobre questões como crise climática, preservação da biodiversidade e transição para uma economia verde ocorreram em todos os cantos.  

Em cada estande, empreendedores criativos exibiram suas tecnologias inovadoras, desde sistemas de reciclagem de última geração até produtos alimentícios sustentáveis ​​e moda “ecoconsciente”. Visitantes tiveram a chance de experimentar em primeira mão as últimas tendências em agricultura orgânica, energias renováveis ​​e mobilidade sustentável. 

A Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV esteve presente e pôde compartilhar um pouco da experiência à frente do Comitê de Desenvolvimento de Ecossistemas da Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Bioeconomia. Além disso, foi possível apresentar alguns resultados sobre os projetos relacionados a Bioeconomia realizados pela parceria da Universidade Federal de Viçosa e empresas industriais.  

O encerramento do evento foi marcado por um compromisso coletivo com a mudança, à medida que líderes empresariais e governamentais anunciaram parcerias e iniciativas concretas para acelerar a transição para uma economia mais verde. Da mesma forma, a Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV reitera o seu compromisso em apoiar a inovação das indústrias brasileiras com a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para a transição energética, química de renováveis, descarbonização das indústrias e descoberta de novos materiais, promovendo, assim, indústrias verdes.