Você sabe o que é maturidade operacional e como ela impacta nossa Unidade?

A busca por excelência operacional é uma das nossas prioridades e estamos no caminho certo! Venha conhecer nossa gestão!

 

Nos dias 4 e 5 de julho a Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV passou pela 2ª Avaliação da Maturidade Operacional. Essa avaliação é firmada no credenciamento da Unidade, no qual a EMBRAPII inspeciona e avalia a estrutura de gestão e processos da Unidade.

 

O que é Maturidade Operacional?

A maturidade Operacional é um modelo de avaliação estruturado pela EMBRAPII a fim de auxiliar as Unidades credenciadas a enfrentar os desafios trazidos pelas demandas tecnológicas industriais, com inovações cada vez mais próximas do estado-da-arte e com prazos cada vez mais curtos de desenvolvimento.

Esse contexto faz com que as instituições tenham que possuir uma governança bem definida, com processos de gestão estruturados, ágeis e sincronizados com a inovação. Através da avaliação da maturidade operacional é gerado um diagnóstico qualitativo que orienta as Unidades nas oportunidades de melhoria dos seus processos.

A avaliação é sistematizada numa matriz de maturidade que indica o nível observado in loco em cada processo e seus insumos, que é expressa por uma medida qualitativa entre 0 (zero) e 10 (dez), na qual o nível 6 (seis) é o requerido ao final do período de estruturação.

 

Avaliação da maturidade da Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV

A nossa Unidade foi credenciada, em 2020, por três anos, na modalidade em estruturação, que caracteriza um nível inicial de operação do modelo de negócios EMBRAPII. A nossa avaliação foi um sucesso, chegamos ao resultado de 91% dos itens avaliados, que significa um resultado mais que suficiente para o recredenciamento por mais três anos, e a partir de agora como uma Unidade em Consolidação.

 

Processos de gestão da Unidade

A Unidade Fibras Florestas conta com um time de analistas de projetos e administrativo preparado pra proporcionar todo suporte necessário aos contratantes em todas as etapas do projeto, desde a prospecção, a negociação, a contratação e a gestão do mesmo após a contratação.

Trabalhamos em todas as etapas com processos definidos, e usando várias ferramentas de gestão, como FMEA, Diagrama de gantt, análise de riscos, POP´s, EAP, entre outras ferramentas. Para os projetos, após a contratação, os pesquisadores preenchem a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), que é uma ferramenta responsável por organizar o escopo do projeto de forma visual e prática, a fim de facilitar o gerenciamento das entregas.

A Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV sempre trabalha para alcançar a excelência operacional e ser uma Unidade Modelo no que tange a governança, a estrutura de gestão e de processos para atender com sucesso as demandas por inovação.