O V REFOREST reuniu grandes líderes de empresas e instituições renomadas na vanguarda da Restauração Florestal
Entre os dias 26 e 28 de junho de 2023, a capital mineira foi palco do V REFOREST, o maior simpósio nacional sobre restauração florestal, evento promovido pela SIF. Sob a coordenação do renomado especialista em restauração florestal, Prof. Dr. Sebastião Venâncio Martins, o evento reuniu cerca de 300 participantes, incluindo estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais dos setores de mineração, geração de energia e florestal. Ao longo dos três dias de evento, especialistas de empresas e instituições de renome, compartilharam valiosos conhecimentos e discutiram temas de extrema relevância no contexto da restauração de ecossistemas florestais.
Participantes da 5ª edição do Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal – REFOREST.
A programação do V REFOREST contou com 18 palestras voltadas para duas temáticas centrais: “Tecnologia | Silvicultura de Espécies Nativas e Restauração Produtiva” e “Mercado | Panorama da Restauração Florestal no Setor Privado”. Além de palestras com profissionais de destaque, a agenda do evento contou com quatro mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos, premiações e networking entre os participantes.
Prof. Dr. Sebastião Venâncio Martins, coordenador do evento, durante sua palestra no V REFOREST.
Tecnologia | Silvicultura de Espécies Nativas e Restauração Produtiva
No primeiro dia do evento, especialistas discutiram sobre: restauração florestal de APPs e áreas de compensação na mineração; restauração produtiva nos biomas Cerrado e Amazônia; silvicultura de clareiras; e silvicultura de espécies nativas para restauração florestal na Amazônia, Mata Atlântica e em regiões de transição entre Mata Atlântica e Pampa. Para discutir essas temáticas, o V REFOREST contou com grandes referências do setor: Sebastião Venâncio Martins (UFV); Juliana Araújo (EMBRAPA); Diego Balestrin (Vale); Silvio Brienza Júnior (EMBRAPA); Maristela Machado Araújo (UFSM); e Marco Siviero (Grupo Arboris).
Palestrantes participando da mesa redonda sobre Silvicultura de Espécies Nativas e Restauração Produtiva.
Mercado | Panorama da Restauração Florestal no Setor Privado
Nos demais dias do V REFOREST, empresas dos setores de mineração, florestal e de geração de energia, divulgaram as principais iniciativas e resultados voltados aos respectivos programas de restauração florestal e conservação da biodiversidade. Diferentes cases de sucesso foram apresentados, reforçando o compromisso dos setores representados com o desenvolvimento sustentável. Para ministrar as palestras, o evento contou com especialistas de peso: Juliana Marcela de Paiva (CBA); Bruno Rego (Fundação Renova); Diego Aniceto dos Santos Oliveira e Felipe Peixoto (Vale); Luiz Gustavo Dias e Luciana Corrêa da Mata (Anglo American); Luciana Esber Michels (CMPC); Eduarda Gabriela Santos Cunha (Veracel); Clara Luz e Leonardo da Silva (Suzano); André de Sousa e Silva (Envu); Marcelo Henrique Fernandes de Faria Rocha (Hy Brazil); Jacinto Moreira (CENIBRA); Igor Estefane Lopes Macedo (Bracell); e Rosiane Rafael de Lima (TTG Brasil).
Palestrantes na primeira mesa redonda sobre Panorama da Restauração Florestal no Setor Privado.
Palestrantes na segunda mesa redonda sobre Panorama da Restauração Florestal no Setor Privado.
Palestrantes na terceira mesa redonda sobre Panorama da Restauração Florestal no Setor Privado.
Apresentação de Trabalhos Científicos e Premiações
O segundo dia do evento contou com a apresentação de cerca de 30 trabalhos científicos que abordaram diferentes temas no contexto da restauração de florestas, desde o levantamento de matrizes produtoras de sementes até o monitoramento de áreas restauradas e em restauração. Os três melhores trabalhos foram selecionados e premiados ao final do dia.
1º Lugar: Restauração florestal e a mineração de bauxita no sudeste de Minas Gerais: principais resultados dos bioindicadores de monitoramento (Wesley da Silva Fonseca; Sebastião Venâncio Martins; Christian Fonseca de Andrade; Rodrigo da Silva Barros; Juliana Marcela de Paiva);
2º Lugar: Potencial da regeneração natural de Jacaranda copaia (Aubl.) D. Don para restauração em áreas manejadas na Amazônia (Ana Lídia Oliveira dos Santos; Marco Antônio Siviero; Dirceu Lucio Carneiro de Miranda; Sabrina Benmuyal Vieira; Ademir Roberto Ruschel; Jorge Alberto Gazel Yared);
3º Lugar: Volume e estoque de carbono no reflorestamento com duas espécies nativas na região Andina, Colômbia (Andrés Iván Prato; Jairo Rojas Molina; Jhon Jairo Zuluaga Pelaéz; Laura Dayana Escobar Pachajoa; Wesley Da Silva Fonseca; Sebastião Venâncio Martins).
V REFOREST como importante marco para a Restauração Florestal no Brasil
Realizado na Década da Restauração de Ecossistemas da ONU, o V REFOREST reuniu profissionais de diversas áreas em prol de um objetivo comum: promover a restauração dos ecossistemas florestais brasileiros. Com discussões aprofundadas, compartilhamento de conhecimento e apresentação de cases de sucesso, o evento impulsiona ações concretas e metas ambiciosas para a restauração de áreas-chave do País. Por meio da colaboração multidisciplinar e do compromisso contínuo, o REFOREST segue contribuindo para um futuro mais sustentável e resiliente para as florestas brasileiras.
5ª edição do Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal – REFOREST.
Agradecimentos
A comissão organizadora do V REFOREST agradece a todos os participantes, palestrantes e patrocinadores do evento, que juntos promoveram mais uma edição de grande sucesso.
Patrocinadores do V Reforet.