Projeto Bambu UFV

A cultura do bambu é o destaque do momento no setor florestal! Podemos dizer que é a biomassa do bambu tem potencial no futuro?

O bambu é uma gramínea lenhosa perene que é utilizado em diversas aplicações, como na indústria alimentícia, moveleira, celulose e papel, bebidas, cosméticos e bioenergia. Além disso, essa cultura se adapta muito bem no Brasil e possui mais de 200 espécies conhecidas, sendo algumas nativas, e cerca de 50 espécies apresentando potencial comercial. Além de alta produtividade e rusticidade, sua biomassa apresenta fibra longa com cerca de 2,3 mm aos 3 anos de idade, apresentando um potencial comercial, em função do gap que existe na produção de fibra longa de coníferas no Brasil.

O mercado e os estudos voltados para análises das propriedades e qualidade deste material ainda são muito limitados e por essa razão o professor Marcelo Moreira, do Departamento de Engenharia Florestal (DEF/UFV), em parceria com uma empresa de papéis e embalagens do setor florestal, foram em busca de respostas dos aspectos atrativos que destacam o bambu como uma notável alternativa aos materiais lenhosos comumente utilizados.

O projeto Bambu UFV buscou desenvolver rotas tecnológicas, mitigadoras dos principais “gaps” tecnológicos desta biomassa, de forma a maximizar o potencial da biomassa do bambu para aplicação no setor P&P. Os resultados alcançados foram positivos, mostrando que o bambu pode ser uma fonte fibrosa promissora, sendo concorrente e/ou alternativa as fibras tradicionais.

 

Gostou do projeto? Temos mais projetos com a cultura do bambu em andamento e em breve vamos falar de cada um!