Inventário de biomassa em povoamentos de bambu manejados com cortes rasos
Os inventários florestais consistem em procedimentos para coletar informações sobre quantidades e qualidades dos recursos florestais e de diversas características das áreas sobre as quais as árvores estão crescendo (Husch et al., 2003).
Normalmente, são realizados com o intuito de obter dados precisos e atualizados sobre a composição, a estrutura, o volume e a distribuição de espécies em uma determinada área florestal. Tais informações podem ser usadas para inúmeras finalidades, como gestão e planejamento florestal, estimativa de recursos florestais, determinação de produtividade e sustentabilidade, conservação da biodiversidade, entre outros.
O inventário florestal pode ser classificado de acordo com algumas características, como pelo seu objetivo: Inventário pré-corte, Inventário florestal convencional, Inventário florestal contínuo, Inventário para planos de manejo, Inventário de sobrevivência; pela forma de coleta de dados: Censo ou amostragem; pela abordagem da população no tempo: Inventários temporários e Inventários contínuos; e pelo detalhamento do inventário: Inventário exploratório, Inventário de reconhecimento e Inventário detalhado. Os métodos de realização dos procedimentos de coleta de dados incluem desde técnicas tradicionais, até a utilização de sensoriamento remoto, drones e imagens de satélite.
No dia 28 de março de 2023, o GT Bambu realizou o Meeting “Inventário de biomassa em povoamentos de bambu manejados com cortes rasos”, com o objetivo de subsidiar discussão técnica e reflexões sobre quantificação, inventário e prognose de biomassa da parte aérea de povoamentos de bambu.
O encontro, que é exclusivo para as empresas participantes do nosso grupo, possuiu como palestrante o professor Helio Garcia Leite, do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa – DEF/UFV. Contamos também com participação de colaboradores das empresas Bracell, Cerradinho Bioenergia, Combio Energia, FS Fueling Sustainability, Irrimar Agroflorestal, Suzano e WestRock, que proporcionaram importantes discussões sobre o tema!
Registro com alguns dos participantes do Meeting “Inventário de biomassa em povoamentos de bambu manejados com cortes rasos”.
Ficou interessado nas atividades do GT Bambu? Entre em contato comigo e venha descobrir como fazer parte do nosso grupo!