O ano de 2022 para o GT Carvão Vegetal Sustentável
Retorno dos encontros presenciais, crescimento do grupo, novas produções técnico-científicas, benchmarkings e novos recordes!
Começamos o ano de 2022 com o pé direito com a apresentação dos resultados das visitas técnicas de 2021, na qual avaliamos os TOP 5 temas críticos para a produção de carvão vegetal nas maiores empresas do setor. Também gravamos um #SIFPodcast com o GT Sociedade para debater ações colaborativas para o desenvolvimento sustentável, marcamos presença no primeiro Meeting Online do ano do GT Ferroligas sobre Queimadores de Gases e escrevemos uma matéria para o #BlogSIF sobre as contribuições do carvão vegetal na matriz energética mundial que bombou!
Em fevereiro, abrimos a série de artigos do Portal GT falando sobre os principais aspectos a serem considerados durante a estocagem do carvão vegetal e estávamos com os preparativos a todo vapor para o nosso primeiro encontro presencial desde 2019, a nossa 1ª Reunião Técnica, que aconteceu no mês de março e abordou os desafios e avanços do resfriamento de fornos de carvão vegetal, em Bom Jardim de Minas – MG, na anfitriã Saint-Gobain PAM Bioenergia!
E não parou por aí! Além de deixar tudo pronto para o primeiro encontro presencial do grupo, iniciamos nosso primeiro benchmarking do ano, coletando junto às empresas 24 Indicadores de Performance e Qualidade da Produção de Carvão Vegetal, que foram analisados, apresentados e discutidos na 1ª Reunião Técnica!
Para fechar o primeiro trimestre, discutimos no Blog SIF a importância da qualidade do carvão vegetal para atender as demandas da siderurgia. Afinal de contas, qualquer carvão serve?
Em abril, o retorno dos treinamentos presenciais foi marcado pelo Treinamento Teórico e Prático em Carvão Vegetal da SIF no Laboratório de Painéis e Energia da Madeira (LAPEM | UFV), referência mundial em qualidade da madeira para fins energéticos e nós estávamos lá para dar todo suporte necessário! Nós também compartilhamos, junto com o GT Ferroligas, um pouco mais de conhecimento no nosso blog sobre Queimadores de Gases na Produção de Carvão Vegetal.
Nosso grupo cresceu! A Vetorial e Metalsider se juntaram ao time e agora somos 8 empresas referência na produção de carvão vegetal, despontando em conhecimento, inovação e tecnologia para o desenvolvimento do setor florestal!
O mês de maio começou com Meeting sobre amostragem da madeira e do carvão vegetal, tema prioritário do grupo, em parceria com o prof. Renato Castro (UFSJ) e a empresa SGS. Após o meeting, foi aprovado um Projeto Cooperativo com o mesmo tema e, para a escrita do projeto iniciamos um benchmarking sobre os procedimentos operacionais de amostragem do carvão vegetal utilizado nas empresas do GT.
O benchmarking sobre amostragem não foi o único que teve início no mês de março. Começamos a coletar informações sobre receitas de revestimento e vedação de fornos utilizados pelas parceiras do GT!
Em junho, convidamos o GT Sociedade para falar sobre Indicadores Sociais e Práticas ESG no setor produtivo de carvão vegetal, e para discutir sobre Análise Financeira e Composição de Custos para empresas e produtores de carvão vegetal convidamos o professor Gabriel Browne (UFES)!
Pegando o embalo dos temas mais discutidos pelos representantes do Grupo Temático, foi feito um artigo novo no #PortalGT aprofundando ainda mais sobre a amostragem do carvão vegetal e tamanho da amostra para ensaios e gravamos um #SIFPodcast sobre Carvão Vegetal e Finanças, que foi um sucesso!
Ainda no primeiro semestre tivemos o #UFVForestInsight e marcamos presença em alguns encontros e reuniões, para falar da importância de encontrar soluções inovadoras para a cadeia produtiva de carvão vegetal.
Em julho, viajamos para Martinho Campos e Bom Despacho – MG, para realizar a 2ª Reunião Técnica do GT Carvão Vegetal Sustentável na nossa anfitriã ArcelorMittal. No evento discutimos muito sobre tecnologia e automação utilizada para queima de gases na produção de carvão e entregamos nosso primeiro livro do ano, fruto das visitas técnicas realizadas em 2021, sobre os Temas Críticos da Produção de Carvão Vegetal. A reunião ainda teve espaço para falar sobre indicadores de qualidade de materiais genéticos de Corymbia para a produção de carvão e mais deliberações foram feitas para avanço do nosso Projeto Cooperativo!
No mês de agosto, retornamos com os nossos meetings! Em parceria com o GT Ferroligas, a Aperam e a Gelf Siderurgia S/A fizemos um encontro online sobre Inovações Tecnológicas na Produção de Carvão Vegetal e os Materiais Construtivos foram as estrelas da vez.
Mas esse tema não ficou só dentro do GT! Convidamos o Wellington Almeida, representante da Gelf Siderurgia S/A no GT Carvão para falar sobre o assunto no Podcast SIF e criamos mais um artigo para o Portal GT destacando os pontos altos do nosso meeting.
O UFV Forest Insight ainda estava acontecendo em agosto e nós levamos os participantes para conhecer toda a estrutura de Tecnologia da Madeira da UFV, inclusive o Sítio de Pesquisa em Carvão Vegetal Sustentável do LAPEM | UFV, nosso laboratório parceiro.
Quando disseram que agosto era um mês longo, não mentiram, porque muita coisa aconteceu no GT Carvão! Também fizemos mais uma apresentação de resultados da segunda coleta dos Indicadores de Performance e Qualidade da Produção de Carvão Vegetal.
Setembro foi um mês incrível e muito esperado pelo GT Carvão Vegetal Sustentável, sendo o mês do VI Fórum Nacional sobre Carvão Vegetal, o maior evento sobre carvão vegetal do mundo! Tivemos um stand exclusivo no evento e nossas empresas parceiras compareceram em peso como participantes, palestrantes e expositores. Além disso, reunimos todos os GTs da SIF para promover um encontro online sobre Incêndios Florestais e o evento foi destaque na Ibá! Já no Portal GT, disponibilizamos um material com os principais desafios do setor definidos pelo grupo em 2022.
Em outubro, com o Projeto Neutralize da SIF, o GT Carvão Vegetal Sustentável se tornou pegada neutra! Neste mês também fizemos uma visita técnica na SIF e no LAPEM com a ArcelorMittal, apresentando nossa infraestrutura e discutindo sobre os principais projetos em parceria com a empresa. Além disso, realizamos mais um meeting colaborativo com GT Ferroligas e com o GT Colheita para falar dos impactos dos sistemas de colheita na produção de carvão vegetal, em parceria com a Aperam, com a D&A Consultoria e com o Grupo Plantar!
O penúltimo mês do ano foi um período de muitas entregas do GT Carvão! Já começamos recebendo a Aperam na SIF e no LAPEM para uma visita técnica e, logo depois, viajamos para Três Marias – MG onde fomos recebidos pela anfitriã Gerdau na nossa 3ª Reunião Técnica, onde abordamos Materiais Construtivos e Manutenção de Fornos. No evento também fizemos a última apresentação dos Indicadores de Performance e Qualidade da Produção de Carvão Vegetal, com os resultados da terceira coleta de dados, e entregamos as camisas oficiais do GT e o novo livro do GT sobre Aspectos Teóricos e Práticos do Revestimento e Vedação de Fornos de Carvão Vegetal para os membros.
Ainda na 3ª Reunião Técnica, batemos um recorde muito importante de participação feminina. Foi a maior participação de mulheres em eventos do GT em mais de 15 anos de existência!
Retornamos de viagem com compromisso marcado e demos suporte no 1º Encontro Internacional de Viveiros promovido pela SIF na Universidade Federal de Viçosa, que foi um sucesso!
Para fechar o ano com chave de ouro, com o Projeto Cooperativo escrito, iniciamos a fase de validação técnica através da formação de uma comissão composta por representantes da área florestal e da usina das empresas parceiras do GT.
E para marcar o início de 2023, nosso primeiro encontro presencial de 2023 já tem data e local para acontecer! Quem irá nos receber é a empresa Aperam e lá reuniremos grandes especialistas para falar sobre Automação e Instrumentação de Fornos.
Nos vemos em 2023!