sif, ufv, sociedade de investigações florestais

Você sabe o que está acontecendo agora na sua operação? A Torre de Controle pode te mostrar!

A Terceira Revolução Industrial chegou e com ela veio a necessidade de termos processos mais eficientes, ágeis, disruptos, produtivos e com menor custo operacional. As tecnologias que nos conectam em tempo real a qualquer lugar do mundo já não são mais uma lenda. Hoje, em segundos, transformamos dados em informação inteligente.

A informação em tempo real nos permite a tomada de decisão rápida e assertiva, mas para isso é preciso integrar tecnologia, processos e pessoas. Atualmente dispomos do sinal 5G, Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Big Data, Business Intelligence, armazenamento em nuvem (Cloud), equipamentos autônomos, inteligência artificial, telemetria e uma vasta variedade de ferramentas que nos permitem alcançar um serviço de alto nível.

No Setor Florestal essas ferramentas e tecnologias chegaram! Apesar dos grandes desafios do campo quanto à transmissão de dados, as principais empresas do setor têm se destacado pelas inovações e adaptações tecnológicas à realidade hostil das áreas de plantio florestal.

Diante as inovações tem-se destacado as Torres de Controle, que unem as principais ferramentas e tecnologias para o controle logístico de empresas de diversos setores, inclusive o Florestal, o que tem mudado o dia a dia operacional das empresas.

Em nosso Grupo Temático de Colheita e Transporte Florestal a transformação digital na produção florestal tem sido um tema de grande relevância para as nossas parceiras. Em nossos debates empresas apresentam cases de sucesso com a implantação de Torres de Controle Florestal nas operações e automação de processos.

Mas afinal, você sabe o que é a Torre de Controle Florestal? 

A Torre de Controle Florestal é uma central de integração online e ontime que reúne dados e informações relevantes exigidas pelas operações para alcançarem uma alta performance alinhada aos objetivos da empresa.

Os principais sistemas integrados permitem monitorar toda a cadeia de produção florestal, o que gera visibilidade para o gerenciamento dos processos logísticos, planejamentos, tratamento de desvios, tomadas de decisão de curto a longo prazo, bem como a identificação e minimização de gargalos da operação.

Através de dashboards e indicadores (Key Performance Indicators – KPI), a equipe especializada da Torre de Controle pode controlar as operações de silvicultura, colheita, carregamento, transporte de madeira, pátios de madeira e alimentação das fábricas. 

sif, ufv, sociedade de investigações florestais

Sistema de monitoramento para controle das operações florestais na Klabin. Fonte: Página Klabin

A Torre de Controle Florestal opera com base nos pilares de tecnologia, pessoas e processos. 

Tecnologia

As soluções tecnológicas são responsáveis pela tradução inteligente do hub de informações advindas do campo. Através de tecnologias como inteligência artificial, telemetria, transmissão de dados via rádio, satélite ou veículos coletores, as informações do campo chegam até os sistemas digitais de processamento. Ferramentas como Enterprise Resource Planning – ERP (Sistema de Gestão Integrado) armazenam esses dados em nuvem e geram relatórios em dashboard, dando auxílio a gestão e automatização.

Com tal suporte, a equipe que atua em cada segmento é capaz de tomar decisões assertivas e rápidas. Além de evitar o retrabalho, erros, processos burocráticos e dispêndio de tempo com atividades manuais.

Pessoas

É fundamental contar com colaboradores treinados para monitorar e executar as atividades da Torre. A equipe deve ser capaz de interpretar e analisar as informações e relatórios com um olhar crítico, para que sejam elaboradas estratégias e tomadas decisões que agreguem valor e impacto no resultado das operações.

Processos

Os processos são onde a torre opera. É preciso organizar todos os procedimentos que envolvem as operações para atender as demandas da cadeia de produção sob um controle eficiente. As etapas dos procedimentos devem ser automatizadas ao máximo e deve haver uma boa comunicação entre a Torre e os setores da empresa.

sif, ufv, sociedade de investigações florestais

Listamos os 7 principais benefícios de uma Torre de Controle para gestão florestal: 

  • Visibilidade de toda cadeia de produção florestal: Com a visibilidade dos processos é possível monitorar em tempo real e atuar sobre o controle da segurança das operações e dos colaboradores, otimização de rotas de máquinas e veículos, tratamento de incidentes nas operações e planejar e programar etapas da cadeia de produção. O gestor poderá então responder a seguinte pergunta: o que está acontecendo agora na minha operação?
  • Centralização da informação em dashboards: A centralização das informações em um só sistema com a facilidade da visualização em dashboards traz ganhos na eficiência das operações.
  • Diminuição de tempos ociosos: O monitoramento do dispêndio de tempo das operações e colaboradores como em paradas desnecessárias, máquinas ligadas sem operar, tempo de aguardo nos pátios das empresas e otimização de rotas, traz maior controle no desempenho das operações, além da diminuição do gasto de combustível.
  • Tomada de decisão baseada em dados: A tomada de decisão baseada no desempenho das pessoas e dos processos permite aos gestores agir na fonte do problema e decidir quando e como resolvê-lo de modo a evitar erros.
  • Padronização dos processos: O controle das operações leva à padronização dos processos, fator necessário para o aumento da eficiência.
  • Levantamento de KPIs: Os KPIs são indicadores de performance que auxiliam na tomada de decisão para gestão, planejamento, controle e principalmente o acompanhamento da produção durante o tempo, o que permite diagnosticar processos falhos e agir pontualmente.
  • Previsibilidade: Com a visibilidade de dados e informações inteligentes online e ontime, facilidade da centralização das informações, controle sobre os desvios e com os indicadores de performance adequados, é possível prever tempos e movimentos das operações e desempenho das pessoas e processos, o que traz confiabilidade sobre a operação aos gestores e liderança.

Como vimos, a Torre de Controle Florestal é a união de diversas tecnologias inteligentes, processos bem estabelecidos que podem atuar sobre toda a cadeia de produção e pessoas capacitadas para acompanhar cada processo. O resultado dessa união e a confiabilidade nos dados que a Torre traz, gera à empresa ganhos operacionais expressivos, aumento da produtividade e diferencial competitivo no mercado florestal, conquistando novos parceiros e investidores.

No Grupo Temático Colheita e Transporte Florestal contamos com empresas parceiras que estão à frente nas inovações tecnológicas quanto a logística de planejamento, processos e execuções. Somos um grupo que compartilha sucessos e desafios para que cresçamos juntos.

Ainda não faz parte do Grupo Temático? Entre em contato conosco e nos conheça melhor!

 

Autores: Shauanne e Bruno Schettini (líder técnico)