Representantes da Arauco Chile, Uruguai e Brasil visitam as instalações da SIF/UFV
A Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) receberam o grupo de sete representantes da Arauco – nova associada da SIF, que atua na área florestal, celulose, madeiras, painéis e energia renovável.
Na liderança do grupo de sete pessoas estava o chefe da área de genética da Bioforest, Cláudio Balochii, um dos pesquisadores e gestores de Melhoramento Genético Florestal mais renomados do mundo. Junto à ele estiveram presentes Sandra Fuenzalida (Gerente Adjunta de Genética e Viveiros | Arauco Chile), Rodolfo Calquin (Superintendente do viveiro Quivolgo | Arauco Chile), Ricardo González (Diretor de Gestão Técnica e Desenvolvimento Clonal | Arauco Chile), Elias Borges (Gerente de I&D | Arauco Brasil), Mónica Heberling (Chefe de Melhoramento Genético | Montes del Plata Uruguai) e Alvaro Alonso (Especialista Técnico | Montes del Plata Uruguai).
A visita aconteceu nos dias 27,28 e 29 de setembro, com o objetivo de conhecer potenciais áreas de interesse para o desenvolvimento e manutenção de projetos de pesquisa e inovação. Desta forma, o grupo conheceu algumas instalações e laboratórios do Departamento de Engenharia Florestal (DEF) e da Universidade.
Na programação do primeiro dia, os representantes passaram por uma integração para conhecerem de forma mais aprofundada as atividades da SIF (projetos, associações e sucessos), e reuniões coordenadas por Juliana Neves e/ou Wilton Ribeiro, colaboradores da SIF, sobre “Registro e proteção de cultivares no Brasil” e “Financiamento de projetos EMBRAPII com recursos não reembolsáveis”, respectivamente. Após, visitaram o Viveiro Florestal do DEF, conhecendo suas estruturas, projetos e avanços tecnológicos, sendo recebidos pelos professores Glêison dos Santos e Aloísio Xavier, discentes do Departamento.
Para o segundo dia de sinergia, os temas fibras florestais e caracterização e usos da madeira foram debatidos pelos professores Marcelo Moreira e Vinícius Resende, respectivamente, nos laboratórios de Celulose e Papel, e de Painéis e Energia da Madeira. Além disso, o Clonar e o BioAgro também abriram suas portas, recepcionados pelos docentes Acelino Alfenas e Rafael Alfenas, respectivamente, e representantes da SIF, discutindo sobre pesquisa, inovação e tecnologia em Patologia Florestal.
No último dia, visitados novamente o Viveiro Florestal e o BioAgro, o Prof. Glêison, Alex Freitas , representante da Ellepot, e o Prof. Aloísio Xavier, respectivamente, receberam os representantes da corporação para um bate-papo mais técnico sobre os tubetes Ellepot, e a micropropagação de materiais genéticos para a propagação e biotecnologia. O estado da arte e perspectiva de futuro da fertilização florestal no Brasil foram temas de debate na sede da SIF, com a participação do Professor Júlio Neves.
Esse contato presencial entre a SIF e as empresas associadas é muito importante, pois mostra de forma concreta e prática as oportunidades que podemos proporcionar ao setor florestal nacional e internacional, trazendo cada vez mais inovação e tecnologia.