Sotreq Florestal e Radix visitam estruturas do GT Colheita e Transporte Florestal/SIF
Na quinta-feira,dia 01/09, o Grupo Temático de Colheita e Transporte Florestal da Sociedade de Investigação Florestal (SIF)recebeu os membros das empresas Sotreq Florestal e Radix, em sua sede na Universidade Federal de Viçosa(UFV) – UFV, referência acadêmica nacional no setor florestal
As empresas Sotreq Florestal, especializada em máquinas florestais, e Radix, especializada em soluções de engenharia, software e automação, são parceiras do GT Colheita e Transporte Florestal, e durante a visita tiveram a oportunidade de conhecer de perto as estruturas e as pesquisas desenvolvidas pelo Departamento de Engenharia Florestal (DEF) e pela SIF.
Os times empresariais foram recebidos na SIF, tendo um contato inicial com os projetos e pesquisas desenvolvidos,as possibilidades de parcerias e financiamento de projetos, oferecido às empresas pela Unidade EMBRAPII Fibras Florestais.
O Laboratório de Celulose e Papel (LCP-UFV) foi o próximo local visitado, tendo a apresentação das instalações e equipamentos presentes na produção de papel em escala laboratorial, além dos serviços desempenhados pelo LCP as empresas da área de papel e celulose, pelo professor titular do DEF, Marcelo Moreira da Costa.
Na segunda parada, os representantes das empresas conheceram as inovações dos fornos de carvão criados na UFV e toda a estrutura e prestação de serviço oferecido no Laboratório de Painéis e Energia da Madeira (LAPEM-UFV), referência nacional na produção de carvão vegetal, sendo recebidos pelo técnico Braúlio dos Santos.
Logo após, no Viveiro Florestal da UFV, apresentado pelo coordenador operacional do GT Propagação, Edgard Vinicius, os visitantes conheceram as pesquisas inovadoras desenvolvidas, por exemplo, no melhoramento genético de espécies arbóreas e bambu, além de toda a equipe e instalações do local. O Viveiro de Pesquisa atua junto às grandes empresas, visando atender as demandas e carências do setor florestal.
A visita se encerrou no Laboratório de Colheita Florestal (LABCOL-UFV),onde os líderes técnicos do GT, os professores Arthur Araújo, Bruno Schettini e Luciano Minette, explicaram a estrutura e os equipamentos disponíveis para o desenvolvimento das pesquisas e projetos, além dos serviços ofertados de análise ergonômica preliminar, de trabalho e avaliação, análise e proposta de melhorias na colheita florestal.
A visita das empresas Sotreq Florestal e Radix enriqueceu o debate sobre colheita e transporte florestal no setor, por meio de debates e trocas de experiências.
“Em nome da SOTREQ Florestal e da RADIX agradecemos imensamente os momentos em Viçosa com todos vocês. Reitero a nossa gratidão pela forma como temos sido incluídos nesse ambiente tão rico do Mercado Florestal de conhecimento, debate e inovação. Nosso objetivo é contribuir cada vez mais e seguirmos juntos nessa jornada longa de sabedoria.” Marcelo Chiabai (Sotreq Florestal)
Entre em contato conosco para saber mais!
Autores: Shauanne e Nicolas