Komatsu visita estruturas do GT Colheita e Transporte Florestal/SIF
Na quinta-feira, dia 15/09, o Grupo Temático de Colheita e Transporte Florestal da Sociedade de Investigação Florestal (SIF), recebeu um membro da empresa Komatsu em sua sede na Universidade Federal de Viçosa (UFV), referência acadêmica nacional no setor florestal.
A empresa Komatsu, especializada em máquinas florestais, pode conhecer de perto alguns dos nossos laboratórios e pesquisas desenvolvidas na UFV.
O visitante foi recebido na SIF, onde foi apresentado os projetos e pesquisas desenvolvidos, as possibilidades de parcerias, eventos realizados e a grande oportunidade de financiamento de projetos que a Unidade EMBRAPII Fibras Florestais oferece às empresas.
A programação contou com a visita ao Laboratório de Celulose e Papel (LCP-UFV), onde foi apresentado pelo professor titular do DEF, Marcelo Moreira da Costa, a estrutura para o processo de produção de papel em escala laboratorial, além dos serviços oferecidos pelo LCP as empresas de papel e celulose.
Logo após, a visita foi ao Laboratório de Painéis e Energia da Madeira (LAPEM-UFV), onde o técnico Braúlio dos Santos apresentou toda a estrutura e prestação de serviço que o Laboratório oferece, além dos inovadores fornos de carvão criados na UFV.
Em seguida, no Viveiro Florestal da UFV, o coordenador operacional do GT Propagação, Edgard Vinicius, explicou a estrutura e as pesquisas inovadoras desenvolvidas, por exemplo, o melhoramento genético de espécies arbóreas e bambu e os processos automatizados na produção de mudas. O Viveiro de Pesquisa atua junto às grandes empresas em busca de soluções no setor florestal.
Por fim, a visita ao Laboratório de Colheita Florestal (LABCOL – UFV), onde os líderes técnicos do nosso GT, professores Arthur Araújo, Bruno Schettini e Luciano Minette, apresentaram a estrutura e equipamentos disponíveis para o desenvolvimento de pesquisas e projetos inovadores, além de serviços ofertados de análise ergonômica preliminar e de trabalho e avaliação, análise e proposta de melhorias na colheita florestal.
A troca de experiências entre a Komatsu e o GT enriqueceu o debate sobre colheita e transporte florestal no setor.
O GT Colheita e Transporte Florestal está de portas abertas às empresas parceiras, e àquelas que desejam conhecer mais sobre o grupo. Entre em contato conosco para saber mais!