ArcelorMittal sedia 2ª Reunião Técnica do GT Carvão Vegetal Sustentável da SIF

A 2ª Reunião Técnica do GT Carvão Vegetal Sustentável ocorreu em Martinho Campos e Bom Despacho, Minas Gerais, sediada na empresa anfitriã ArcelorMittal.

O primeiro dia de reunião ocorreu no salão de eventos do Restaurante Pinheiro, em Martinho Campos – MG e o dia foi marcado por palestras, debates e muita interação entre as empresas do GT Carvão Vegetal Sustentável.

A Reunião Técnica contou com a participação de palestrante ilustres. Celso Dotta, consultor em tecnologias de produção de carvão vegetal, aproveitamento de coprodutos e queima de gases, abordou os benefícios, pontos críticos e tecnologias disponíveis para queima de gases. Wanderley Paranaíba, consultor em gestão da produção, treinamento do processo produtivo e desenvolvimento de fornos e equipamentos, apresentou sobre queimadores de gases gerados na carbonização da madeira. Osvane Faria, mestre em Engenharia Térmica e Head of R&D na Net Zero Green com experiência em tecnologias de pirólise/gaseificação, falou sobre a avaliação da flamabilidade de gases de pirólise. Caio Varonill, pesquisador em Genética e Melhoramento Florestal na ArcelorMittal, apresentou sobre Indicadores e Melhoramento Genético de Corymbia, um importante e promissor gênero para o setor produtivo de carvão vegetal. Renato Castro, doutor em ciência florestal pela UFV e professor na UFSJ, falou sobre a importância da amostragem correta para ensaios de qualidade de madeira e carvão vegetal na UPE e na usina.

         

Além das palestras, foi discutido sobre o mais novo Projeto Cooperativo do GT Carvão Vegetal Sustentável em parceria com a EMBRAPII Unidade Fibras Florestais sobre amostragem do carvão, um tema prioritário para as empresas que compõem o grupo.

A reunião contou com a participação de mais de 60 profissionais qualificados, de diretores a técnicos, das empresas ArcelorMittal, Aperam, Gelf Siderurgia S.A., Gerdau, Metalsider, Saint-Gobain PAM Bioenergia, Vallourec e Vetorial, com 100% de adesão das empresas do GT no evento. Houve participação em peso da empresa anfitriã, que trouxe profissionais de diferentes setores, como Pesquisa e Desenvolvimento, Operações, Meio Ambiente e muito mais! Essa interação de profissionais proporcionou ricas trocas de experiências entre todos e esse foi o ponto mais destacado pelos participantes!

No segundo dia de Reunião Técnica, os convidados foram conduzidos até Bom Despacho – Minas Gerais para visitar a UPE Garça, com intuito de conhecerem toda tecnologia e automação utilizada para queima de gases e na produção de carvão da ArcelorMittal BioFlorestas.

 

             

Ao final da visita, a ArcelorMittal passou bastão para a nova empresa anfitriã, a Gerdau, que sediará a 3ª Reunião Técnica do GT Carvão Vegetal Sustentável.

Foi uma experiência incrível e todos compartilharam a importância dessas iniciativas para impulsionar o desenvolvimento do setor.

Agradecimentos especiais, em nome da SIF e do GT Carvão, à Marcos Paulo Barcelos, José Maria de Paula, Magna Valadares e toda equipe de suporte da ArcelorMittal que fizeram o evento acontecer brilhantemente!

 

 

Foto de Dandara Guimarães, Coordenadora Operacional do GT Carvão Vegetal Sustentável

Dandara Guimarães
Engenheira Florestal | Mestranda em Ciência Florestal | Coordenadora Operacional do GT Carvão Vegetal Sustentável