Por que você precisa se dedicar a um bom mapeamento de processos

 

 

mapeamento de processos é uma ferramenta que promove uma sequência lógica dos fluxos, etapas e objetivos dos processos de uma organização. Ele permite uma clareza maior do andamento de uma empresa, área ou segmento, sendo possível visualizar as etapas como um todo, observando o início, o meio e o fim dos processos. É uma metodologia importante que garante melhores resultados no processo de Gestão da Qualidade.

Acima de tudo, hoje em dia, o mapeamento de processos está alinhado com competitividade, produtividade e permanência no mercado.

O mapeamento de processos é importante por vários motivos. Um deles é a garantia da organização interna, afim de que cada um saiba o que deve ser feito, como deve ser feito e porque deve ser feito. Além disso, quando visualizamos detalhadamente como estamos executando as estratégias é possível identificar possíveis melhorias.

 

Qual a relação entre Melhoria Contínua e Mapeamento de processos?

Mas para iniciar o processo de melhoria contínua é preciso ter um bom mapeamento de processos. Sem uma visão clara e detalhada de como os processos acontecem, dificilmente é possível identificar pontos de melhorias.

Quando falamos de melhoria contínua, estamos falando de evolução de métodos de trabalho: encurtar tempos, maximizar resultados, eliminar gargalos e desperdícios. A melhoria contínua na gestão de processos tem a ver com encontrar os pontos de melhorias em um fluxo. Como podemos fazer isso? Com o uso de indicadores.

Estas ferramentas de métricas, conhecidas comumente como BPA (Business Process Analysis), podem nos auxiliar a entender os pontos onde devemos trabalhar na melhoria dos processos. Claro que muitas vezes não dependemos somente da aplicação de tecnologia para aprimorar um processo, podemos contar também com metodologias de trabalho.

Existem metodologias já eficientes para aplicação de melhoria continua, uma delas é o PDCA. Ou seja, não é necessário o uso de tecnologias elaboradas para implementação da melhoria contínua.

 

Implementando a melhoria contínua em 7 etapas:

  1. Mapeie seus processos atuais
  2. Encontre a causa dos problemas
  3. Analise os indicadores de desempenho
  4. Proponha soluções e planeje a execução
  5. Implemente as mudanças
  6. Avalie os resultados obtidos
  7. Padronize as novas mudanças

Lembre-se, a melhoria contínua é um processo, um ciclo. Ou seja, nunca termina.

 

Esperamos que essa matéria tenha contribuído com os seus conhecimentos sobre Mapeamento de processos e Melhoria Contínua e o quanto podemos evoluir nesse sentido.

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Nathália Lima

Mestre em Economia Florestal com foco em Gestão

Coordenadora Operacional do GT Qualidade Florestal