Como o carvão vegetal vai colaborar com a transformação da matriz energética mundial?
Tempo de leitura: 4 minutos
Ouça este conteúdo:
As biomassas como fontes de energia trazem benefícios ambientais, econômicos e sociais, sendo uma das principais formas de reduzir a dependência por recursos fósseis, atuando como uma importante medida de mitigação do aquecimento global devido, principalmente, à redução dos gases do efeito estufa.
Falando em biomassa, o carvão vegetal se destaca no Brasil como o segundo principal produto originado das florestas plantadas brasileiras e, atualmente, mais de 80% do seu total produzido é utilizado para o abastecimento das indústrias do setor siderúrgico e de ligas do país. Além disso, o Brasil é o único no mundo a utilizar o carvão vegetal como redutor, sendo esta, uma enorme vantagem competitiva em relação à transformação da matriz energética mundial, alinhada ao desenvolvimento sustentável.
Os benefícios provenientes da utilização do carvão vegetal, estão totalmente associados à inovação e ao desenvolvimento tecnológico aplicados em seu processo de produção e o GT Carvão Vegetal Sustentável é um importante colaborador dessa indústria, trazendo avanços no controle e adequação de processos, na qualidade da matéria-prima, no aumento da eficiência de conversão da madeira em produto final e na adoção de tecnologias inovadoras na cadeia produtiva.
Mesmo com números de produção e consumo expressivos, ainda há uma grande oportunidade de ampliação do uso do carvão vegetal pelas indústrias brasileiras e ao redor do mundo, possibilitando o aumento da geração e exportação do aço verde, cada vez mais requerido no mercado, como visto nas discussões da COP 26.
Mas, como atender uma possível demanda futura, tanto nacional quanto internacional?
Para isso serão necessárias políticas bem estruturadas, organização e planejamento do setor florestal, além de investimentos em pesquisa, inovação, capacitação e treinamentos.
Quer saber mais e ficar por dentro do que está acontecendo no setor florestal? Ouça agora o Podcast SIF com a professora Angélica de Cássia Oliveira Carneiro, Engenheira Florestal, mestra e doutora pela Universidade Federal de Viçosa, coordenadora do Laboratório de Painéis e Energia da Madeira e líder técnica do GT Carvão Vegetal Sustentável.
APERTE O PLAY E ESCUTE O PODCAST NA ÍNTEGRA: